Com lipedema, Barbara Reis perde 6 kg após cortar açúcar e farinha

Entenda o papel da dieta anti-inflamatória no tratamento do lipedema

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 11 mar 2025, 17h36 - Publicado em 11 mar 2025, 12h00
lipedema barbara reis
Saiba mais sobre os sintomas do lipedema, condição diagnosticada na atriz Barbara Reis | (Instagram @barbaraareis/Reprodução)
Continua após publicidade

Em entrevista à revista Quem, a atriz Barbara Reis, conhecida por viver Aline na novela “Terra e Paixão”, da TV Globo, comentou sobre o diagnóstico de lipedema e revelou que perdeu 6 quilos ao adotar uma dieta anti-inflamatória.

“A dieta anti-inflamatória é a forma mais eficaz de controlar o lipedema. Não foi fácil no começo, mas agora, depois de 70 dias, já perdi 6 quilos. É inacreditável, só com a mudança de dieta e prática de exercícios físicos”, disse.

Além de ter cortado totalmente o açúcar, Reis também retirou a farinha e o leite de sua alimentação.

“Foi uma escolha de estilo de vida. E é uma mudança que não é breve e não é por estética, tem que ser para a vida. O lipedema é controlado a partir do exercício físico e da dieta equilibrada”, opinou a atriz.

Para substituir o doce no dia a dia, ela, que é casada com o ator Raphael Najan, tem apostado em receitas mais saudáveis e equilibradas.

“Nunca fui muito de doce. Sempre comi um docinho. Quando você tira sempre vem aquele necessidade de querer sempre comer só porque não pode. As primeiras semanas foram bem difíceis, mas agora, que já estou há 70 dias, está tudo bem. Crio alternativas para o paladar doce.”

Continua após a publicidade

“Meu marido e eu inventamos receitas, pesquisamos e substituímos o açúcar pelo adoçante natural e assim vamos levando. Mas o mais engraçado é que não sinto mais falta do paladar doce”, completou.

View this post on Instagram

A post shared by Barbara Reis (@barbaraareis)

O que é lipedema?

“O lipedema é uma condição caracterizada pela distribuição desigual de gordura no corpo, que se acumula, principalmente, nas pernas, coxas e quadris”, explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP e pós-graduada em saúde da mulher e reprodução humana pela PUC.

Os hormônios têm uma forte influência no lipedema e, por isso, essa doença tende a piorar em fases como puberdade, gravidez, menopausa e uso de anticoncepcionais.

Continua após a publicidade

Quais os sintomas de lipedema?

Os sintomas mais comuns de lipedema são:

  • Acúmulo de gordura desproporcional nas pernas;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Edemas persistentes na região;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Dificuldade para emagrecer nas pernas;
  • Surgimento frequente de hematomas (manchas roxas);
  • Pele com aspecto de “casca de laranja”.

Como tratar o lipedema?

O lipedema é um problema crônico que não tem uma cura definitiva. No entanto, existem algumas medidas que podem controlar os sintomas e minimizar a progressão da doença, entre elas:

  • Manter um estilo de vida ativo, com a prática regular de atividades físicas;
  • Adotar uma dieta anti-inflamatória;
  • Evitar ao máximo substâncias como conservantes e corantes;
  • Utilizar um método contraceptivo sem estrogênios sintéticos;
  • Fazer drenagem linfática e fisioterapia;
  • Cuidar da microbiota intestinal.
Continua após a publicidade

Em quadros mais sérios, pode ser necessário realizar um tratamento cirúrgico com a lipoaspiração para aliviar os desconfortos. Vale lembrar que cada caso é único e deve ser avaliado individualmente por profissionais.

    Qual a importância da dieta anti-inflamatória para tratar o lipedema?

    A nutricionista Amanda destaca que, para lidar com o lipedema, uma das principais recomendações é adotar uma dieta anti-inflamatória.

    De acordo com ela, nesses casos, é importante eliminar alimentos como açúcares refinados, gorduras trans e ultraprocessados.

    “Ao tratar pacientes com lipedema, vejo excelentes resultados com uma abordagem baseada na dieta mediterrânea, rica em gorduras saudáveis, carnes magras, frutas, legumes, azeite e cereais integrais. Além disso, chás anti-inflamatórios como cavalinha, hibisco e gengibre, assim como a ingestão de colágeno, vitaminas C e A e prebióticos, também fazem parte da rotina da modelo”, aponta Figueiredo.

    Continua após a publicidade

    “A hidratação adequada e o uso de especiarias anti-inflamatórias, como a cúrcuma, também são componentes chave dessa dieta. A restrição ao consumo de bebidas alcoólicas e produtos industrializados é fundamental para otimizar os resultados”, finaliza a nutricionista.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.