Casa Clã: 10 dicas para montar um perfil mais relevante no LinkedIn
Um dos talks do evento falou sobre como se destacar na rede profissional
As mídias sociais transformaram a forma como nos relacionamos, inclusive profissionalmente. Voltado para questões de carreira e do mundo corporativo, o LinkedIn é uma das plataformas mais utilizadas para interações profissionais. Além disso, também tem outras finalidades, como para procurar emprego e para facilitar o trabalho dos recrutadores.
“A proposta de valor do LinkedIn é te conectar a oportunidades. Isso sim significa um emprego, mas também significa você criar uma imagem profissional ou desenvolver alguma habilidade”, disse Karuna Lopes, head de comunicação da rede profissional na América Latina e na Espanha, durante o talk “Rock your profile: como montar um perfil de destaque no LinkedIn”, na Casa Clã.
Segundo ela, o Brasil é o terceiro maior país com usuários no LinkedIn, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. No geral, são 63 milhões de brasileiros cadastrados.
Se você quer se destacar na rede, mas não sabe o que fazer, confira a seguir as dicas que Karuna deu durante o talk para criar um perfil relevante.
1Adicione uma foto
Colocar uma foto é um dos principais passos para que você consiga alavancar o seu perfil no LinkedIn. “Ela realmente faz total diferença para que as pessoas te encontrem sem nenhuma dificuldade”, explicou.
Na hora de escolher a imagem, opte por aquela que reflita o que você está fazendo na sua carreira e deixe de lado as que te mostrem em ambientes mais descontraídos, por exemplo, na praia ou em festas. “Também tem a opção de colocar um vídeo com uma introdução sobre você”, acrescentou a profissional.
2Faça um título direto
O título é aquilo que aparece logo abaixo da foto e do nome. O conselho de Karuna é que ele seja direto e claro. “Isso ajuda o algoritmo a entender de fato o que você faz e facilita a sua conexão com os recrutadores que estão procurando por profissionais da sua área também”, contou.
3
Coloque os seus pronomes
Lançada no ano passado, essa ferramenta é importante para que os outros usuários respeitem a sua identidade de gênero.
Monte um resumo criativo
No resumo, vale a pena soltar toda a sua criatividade, mencionando pontos da sua trajetória profissional e também pessoal. “A dica é que ele tenha mais de 40 palavras”.
5
Mantenha seu perfil sempre atualizado
Ao receber a certificação de um curso, trocar de emprego ou ter uma nova conquista, acrescente no seu perfil.
6Mostre os trabalhos voluntários e os hobbies
Para ter um “perfil campeão”, não se esqueça de colocar o que você faz fora do seu horário de trabalho. Essa informação revela quais são as suas preocupações sociais e um pouco sobre como você se relaciona com o mundo.
7
Competências
Se você quer conseguir um emprego e turbinar o seu perfil, o ideal é colocar ao menos cinco das suas habilidades no LinkedIn.
8
Recomendações
“Se você prestou serviço para alguém, pede para que a pessoa faça um comentário sobre o seu trabalho no LinkedIn. Deixe isso visível ao público. Vale a pena ressaltar que você pode aceitar a recomendação ou não, pode até mesmo devolver para a pessoa editar o que escreveu”, falou Karuna.
9
Open to
Esse recurso consiste em um selo que pode ser colocado na foto de perfil, e facilita que os recrutadores vejam que você está aberto à novas oportunidades de emprego.
10Faça publicações e compartilhe as suas conquistas
Publique no LinkedIn tudo aquilo o que for importante para a sua experiência profissional, como uma premiação que você recebeu ou algum outro reconhecimento.
SOBRE A CASA CLÃ
Organizada por CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica, a Casa Clã foi um evento destinado à celebração do Dia Internacional das Mulheres, e aconteceu do dia 8 a 11 de março, na Casa Higienópolis, em São Paulo. Sua programação contou com aulas, talks e ativações gratuitas. Para ver tudo o que rolou, é só clicar aqui.
A Casa Clã tem patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, Sculptra, ANK Jewellery, LinkedIn e Senac.