7 maneiras de dar um up na saúde do cérebro

Assim como você vai à academia para melhorar a saúde física, precisa de exercícios para que o cérebro possa desempenhar suas funções com qualidade

Por Personare Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 abr 2025, 18h00
como dar um up no cérebro
Veja dicas para dar um up no seu cérebro | (catalyststuff/Freepik)
Continua após publicidade

Queremos falar com você que anda sentindo cansaço ou precisando de mais estímulo. Vamos te contar 7 maneiras de dar um up na saúde do cérebro.

O seu cérebro contém, aproximadamente, 100 bilhões de células nervosas que formam cerca de trilhões de conexões chamadas sinapses. Estas conexões estão constantemente se remodelando, respondendo ao mundo a sua volta.

Afinal, o cérebro é como um músculo. Assim como ir à academia favorece a saúde física, os exercícios mentais fazem com que o cérebro desempenhe suas funções com qualidade e precisão.

Em seguida, apresentamos exercícios e práticas que servem para todas as pessoas. Ao seguir essas sugestões, você pode ter mais foco e concentração, fazer melhores escolhas no dia a dia, aumentar sua produtividade e, consequentemente, seu bem-estar.

7 maneiras de dar um up na saúde do cérebro

1. Consuma estes alimentos

No intestino, considerado nosso segundo cérebro, existem as bactérias “do bem” e as “do mal”. Segundo a especialista em yoga Gunatiita, quando mantemos a diversidade e o equilíbrio das bactérias do bem, asseguramos saúde física e mental também.

Você pode dar up na saúde do cérebro se basear sua alimentação em plantas, fermentados, gorduras saudáveis e alimentos frescos.

Continua após a publicidade

2. Medite

A terapeuta Andrea Leandro comenta que a neurociência já comprovou os benefícios da meditação, que inclui acalmar a mente, diminuir a ansiedade e distinguir sentimentos, para que você faça melhores escolhas.

É uma ação para a vida toda que pode ser iniciada com práticas curtas, mas, quanto mais praticar, mais benefícios para mente e corpo irá colher.

3. Pratique yoga

Você sabia que 20 minutos de yoga aumentam a habilidade de focar e de reter informações? Além de exercitar o corpo, a yoga trabalha também a respiração, o relaxamento e a expansão da consciência.

4. Use óleos essenciais

O nosso sistema límbico, também chamado de cérebro das emoções, está ligado à nossa atividade mental. É por isso que os óleos essenciais são ótimos aliados do nosso cérebro, segundo a aromaterapeuta Solange Lima.

Continua após a publicidade

Quando você inala um óleo essencial, seus receptores olfativos levam esse aroma até que chegam ao sistema límbico. Uma boa sugestão é o óleo essencial de lavanda, que é calmante, relaxante e ajuda no equilíbrio da mente e do corpo.

5. Invista na cor amarela

Na cromoterapia, a cor amarela representa a mente. É a cor da inteligência, sabedoria, lógica e razão, por isso está ligada ao estímulo do raciocínio e o intelecto.

Sendo assim, é indicado apostar na cor amarela para aumentar a capacidade de concentração, clarear os pensamentos, organizar as ideias e trazer mais produtividade e foco. Ela pode ser utilizada na alimentação, nas roupas e nos ambientes.

6. Faça ginástica cerebral

É um conjunto de movimentos para a integração do cérebro que trazem benefícios cognitivo. Experimente os exemplos a seguir.

Continua após a publicidade

Importante: Antes de iniciar, tome um pouco de água para lubrificar o cérebro.

  • Marcha cruzada: simula um movimento exagerado do caminhar, cruzando braços e pernas. Pode ser feito como uma brincadeira ou dança. Ajuda a ter melhor equilíbrio e consciência espacial e melhora a coordenação entre esquerda e direita.
  • Bocejos energéticos: pode ser muito bom para o cérebro. Massageie os músculos da mandíbula enquanto boceja. O movimento colabora para melhorar a expressão da fala, do canto e da escrita criativa. Se sentir vontade de bocejar de verdade é porque seu cérebro precisa de oxigenação.
  • Flexão de pé: sentada(o), mova o pé para cima e para baixo. Essa ação também ajuda no foco e melhora a comunicação.

7. Mantenha pensamentos positivos

Regina Restelli, terapeuta e mentora, é enfática: “Sem a nossa mente não somos nada!”. É ela que nos permite aprender qualquer coisa, traduz nossas necessidades físicas e emocionais e produz os frutos correspondentes a nossos pensamentos. Então, lembre-se: treinar a mente e cuidar dos pensamentos é fundamental.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.