Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sentindo tontura na academia? Descubra como evitar desmaios durante o treino

Profissional explica porque perdemos os sentidos quando pegamos pesos demais na musculação

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 27 out 2025, 15h09 - Publicado em 25 out 2025, 22h00
.
Já teve a sensação de tontura ou de que iria desmaiar após a execução de um exercício com pesos? Isso pode ser a manobra de Valsalva (prostooleh/Freepik)
Continua após publicidade

Já teve a sensação de tontura ou de que iria desmaiar após fazer muita força para executar um exercício durante a musculação? Acredite, isso pode acontecer – e muito! Durante exercícios em que se pega muito peso, o máximo de carga que você consegue, como agachamento, leg press ou levantamento terra, é comum inspirar forte e prender a respiração para ganhar mais força e estabilidade. Isso se chama manobra de Valsalva.

 

“Quando você faz isso, essa força com a respiração bloqueada, aumenta a pressão intratorácica e intra-abdominal, ativa o nosso sistema nervoso parassimpático, o que reduz o retorno de sangue para o coração e o fluxo sanguíneo no cérebro, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial. Por isso o desmaio”, explica o médico do esporte Marcial Pereira. 

O profissional ainda destaca alguns fatores que aumentam o risco de desmaio, enquanto faz muita força durante a execução de exercícios com peso na musculação:

  • Jejum;
  • Desidratação;
  • Treino em alta intensidade;
  • Sono ruim;
  • Hipotensão pré-existente.
Continua após a publicidade

E são três pontos muito importantes e essenciais que ajudam a evitar esse tipo de acontecimento durante a musculação: 

  • Respire durante o movimento (solte o ar na fase de esforço);
  • Evite segurar a respiração por longos segundos;
  • Hidrate-se e se alimente bem antes do treino.

O que fazer se você se sentir tonto ou desmaiar?

Dr. Marcial explica que caso sinta tontura ou perceba que pode desmaiar, deite-se rapidamente e eleve os membros inferiores em uma parede ou em um banco. “Se possível, contraia a musculatura das pernas e glúteos para ajudar a manter o sangue centralizado no corpo”, ressalta o profissional. 

Continua após a publicidade

O médico do esporte também explica que apesar de geralmente inofensivo, o perigo é na queda, bater a cabeça e causar alguma lesão. “Se isso acontecer com você, fique atento e não deixe de ir ao médico para investigar se a causa foi só a manobra de Valsalva ou se há algum outro problema cardíaco ou neurológico associado”, finaliza.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.