Veganos vivem mais? Entenda os estudos sobre dieta e longevidade

Ela está associada a uma série de benefícios à saúde; veja mais!

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 11 jul 2025, 09h44 - Publicado em 10 jul 2025, 14h00
.
Há muitas pesquisas sobre expectativa de vida e dietas veganas, mas ainda não há uma conclusão de que se vive mais quem tem esse estilo de vida (./Freepik)
Continua após publicidade

A dieta e o estilo de vida ocidentais são frequentemente vistos como dois dos principais contribuintes para o envelhecimento rápido e doenças. Por isso, muitas pessoas se perguntam se dietas alternativas, como a dieta vegana, ajudam as pessoas a terem vidas mais longas e saudáveis. Aliás, você já deve ter ouvido dizer que os veganos têm uma expectativa de vida mais longa do que os onívoros.

A dieta vegana está associada a uma série de benefícios à saúde, incluindo menor risco de obesidade, diabetes tipo 2, certos tipos de câncer e doenças cardíacas. No entanto, seus efeitos na longevidade são muito mais sutis. O artigo a seguir explica se realmente veganos tendem a viver mais do que não veganos.

Alguns veganos podem viver mais

Pesquisas que examinam a relação entre dietas à base de plantas e longevidade produziram resultados mistos. Uma ampla revisão, onde o grupo que participou era de veganos e de vegetarianos do Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Japão, sugere que eles têm um risco 9% menor de morte por todas as causas, em comparação com onívoros 

Outro estudo examinou os Adventistas do Sétimo Dia na América do Norte. A dieta Adventista do Sétimo Dia é tipicamente baseada em plantas, rica em alimentos integrais e livre de álcool e cafeína — embora alguns possam incorporar pequenas quantidades de ovos, laticínios ou carne. 

O estudo sugeriu que vegetarianos e veganos podem se beneficiar de um risco 12% menor de morte, em comparação com pessoas que comem carne. Quando separados dos demais, os veganos tiveram um risco 15% menor de morrer prematuramente por todas as causas, indicando que uma dieta vegana pode de fato ajudar as pessoas a viver mais do que aquelas que aderem a padrões alimentares vegetarianos ou onívoros.

No entanto, outros estudos com vegetarianos no Reino Unido e na Austrália relatam que eles não têm maior probabilidade de viver mais do que os não vegetarianos. Portanto, não há uma ligação definitiva entre veganismo e expectativa de vida.

Continua após a publicidade

Além disso, a maioria dos estudos agrupa vegetarianos e veganos, dificultando a determinação dos efeitos exatos de cada dieta na expectativa de vida de uma pessoa. Ou seja, mais pesquisas são necessárias exclusivamente sobre dietas veganas antes que conclusões definitivas possam ser tiradas.

Por que alguns veganos vivem mais?

Pesquisadores teorizam que veganos que vivem mais do que a média tendem a fazê-lo por dois motivos principais, envolvendo dieta e estilo de vida.

Dietas veganas costumam ser ricas em compostos nutritivos.

O veganismo elimina todos os alimentos de origem animal, incluindo carne, laticínios, ovos e produtos derivados deles. Isso geralmente resulta em uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, nozes e sementes.

Pesquisas sugerem que dietas ricas em alimentos vegetais podem ajudar as pessoas a viver mais. O mesmo pode ser dito sobre dietas com baixo teor de carnes vermelhas e processadas. Além disso, dietas veganas tendem a ser ricas em fibras, proteínas vegetais e antioxidantes.

Acredita-se que dietas ricas nesses nutrientes protegem contra obesidade, diabetes tipo 2, câncer e doenças cardíacas — o que pode promover o aumento da expectativa de vida

Continua após a publicidade

Veganos tendem a ter estilos de vida mais saudáveis

Como grupo, os veganos podem ser mais propensos a adotar um estilo de vida consciente em relação à saúde em comparação com a população em geral.

Por exemplo, pesquisas mostram que os veganos podem ser menos propensos a fumar ou consumir álcool. Eles também parecem mais propensos a manter um índice de massa corporal (IMC) normal, praticar exercícios regularmente e evitar alimentos processados ​​em excesso. Especialistas acreditam que essa maior consciência sobre a saúde pode ajudar a explicar por que alguns veganos vivem mais do que os não veganos.

Nem todos os veganos vivem mais

É importante lembrar que nem todas as dietas veganas são ricas em nutrientes. De fato, alguns veganos podem depender fortemente de alimentos açucarados e processados ​​— o que pode afetar negativamente a longevidade.

Notavelmente, estudos que classificam dietas à base de plantas com base em suas quantidades relativas de alimentos processados ​​versus nutritivos sugerem que apenas dietas à base de plantas robustas e bem planejadas estão associadas a uma vida útil mais longa e menor risco de doença.

Uma dieta vegana saudável é normalmente definida como aquela rica em alimentos vegetais minimamente processados, como frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, nozes e sementes, com pouquíssima ingestão de junk food processada.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, uma dieta vegana mal planejada pode depender fortemente de doces, alimentos processados ​​e outros alimentos que são tecnicamente veganos, mas muito pobres em nutrientes. Por exemplo, um estudo afirma que dietas à base de plantas como um todo podem reduzir o risco de morte por doenças cardíacas em 8%. No entanto, dietas nutritivas à base de plantas reduzem esse risco em 25% — enquanto as não saudáveis​ aumentam esse risco em 32%.

Outro estudo sugere que melhorar a qualidade de uma dieta à base de plantas ao longo de 12 anos pode reduzir a probabilidade de morte prematura em 10%. Por outro lado, reduzir sua qualidade no mesmo período pode resultar em um risco 12% maior de morte prematura.

Isso pode explicar por que uma revisão recente descobriu que, embora os vegetarianos tenham maior probabilidade de viver mais do que a população em geral, sua expectativa de vida não é maior do que a de consumidores de carne que também se preocupam com a saúde. No entanto, poucos estudos comparam diretamente os efeitos de dietas veganas, saudáveis ​​ou não, com dietas onívoras, saudáveis ​​ou não. De modo geral, mais pesquisas são necessárias.

Conclusão

Dietas veganas estão associadas a inúmeros benefícios à saúde, incluindo menor risco de obesidade, diabetes tipo 2, certos tipos de câncer e doenças cardíacas. Algumas evidências indicam que elas também podem ajudar você a viver mais.

No entanto, como a maioria das dietas, as dietas veganas variam em qualidade. Isso pode explicar, em parte, por que os veganos nem sempre vivem mais que os não veganos.

Continua após a publicidade

Se você é vegano e busca maximizar os efeitos que promovem a longevidade, substitua alimentos processados ​​em sua dieta por alimentos vegetais integrais, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, nozes e sementes.

Fonte: Healthline

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.