Durante viagens de avião ou de carro em serra, algumas pessoas podem sentir incômodos como dores ou pressão na cabeça, nos dentes e nos ouvidos, que costumam passar em alguns minutos após o fim do trajeto.
Segundo o Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros, otorrinolaringologista, isso pode acontecer devido à mudança brusca de pressão durante a decolagem/pouso ou pela altura em que o carro se encontra. A seguir, o médico revela cinco dicas para evitar o problema durante as férias. Veja!
1
Realizar a manobra de Valsalva
A manobra de Valsalva consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz, mas sem exagerar para não agravar ainda mais o desconforto.
Ao aumentar a pressão intratorácica, esse método é capaz de equalizar a pressão dos ouvidos, aliviando as dores.
2Mastigar chicletes ou alimentos
O ato de mastigar chicletes ou alimentos, de preferências duros, também contribui para o equilíbrio da pressão no ouvido, uma vez que estimula a movimentação dos músculos do rosto e a deglutição, minimizando a sensação de ouvido tampado.
3Provocar bocejos
Provocar bocejos ativa os ossos e os músculos da face, desobstruindo a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão dentro do ouvido.
Fazer compressa quente no ouvido
O otorrinolaringologista garante que fazer compressa quente no ouvido por cerca de dez minutos colabora para o combate às dores no ouvido associadas às mudanças de pressão.
5Utilizar um spray nasal
Os sprays nasais podem ser grandes aliados para a diminuição da dor de ouvido durante viagens de avião ou carro, pois auxiliam na passagem do ar para o ouvido. No entanto, é fundamental lembrar que o uso desses produtos deve ser orientado por um especialista.