Por que as dores no joelho se tornaram comuns entre mulheres? Entenda os fatores envolvidos
Especialista traz a explicação sobre o tema

Com o aumento da expectativa e qualidade de vida, onde as pessoas estão cada vez mais aderindo às atividades físicas como uma forma de cuidar da saúde, cresceu também o número de pessoas com dores no joelho. A chamada condromalácia patelar é uma das principais causas, porém os tratamentos ainda não trazem a cura total para a dor.
E são diversos os tratamentos para dores no joelho, desde fortalecimento com a musculação, até mesmo tecnologias para regenerar a cartilagem, evitando a evolução para a artrose.
Mas, por que tanta gente está com dor no joelho, desde jovens, até pessoas com mais de 40 anos, principalmente mulheres? Dr. Leandro Girardi Shimba, médico ortopedista, especialista em joelho e médico do esporte, explica que a razão para isso é multifatorial, envolvendo vários aspectos.
“Primeiro, movimentos repetitivos do dia a dia e atividades físicas sem o preparo muscular adequado podem causar sobrecarga na articulação do joelho. Por exemplo, ações simples como levantar de uma cadeira ou subir escadas geram uma força que pode ser até cinco vezes o peso corporal sobre o joelho. Com o tempo, essa sobrecarga repetitiva pode levar a desgastes e lesões na cartilagem”, explica o profissional.
Além disso, o estilo de vida atual, que pode incluir sedentarismo, sobrepeso ou desequilíbrios musculares, favorece o surgimento de dores e lesões. Dr. Leandro conta que a massa muscular, especialmente ao redor do joelho, é fundamental para absorver o impacto e proteger a articulação. “Quando os músculos estão fracos ou desequilibrados, a carga recai diretamente sobre a cartilagem, aumentando o risco de lesões”.
O profissional também ressalta que outro fator importante é que a cartilagem tem pouca capacidade de regeneração, o que faz com que pequenos desgastes se acumulem e se agravam com o tempo. “Por isso, as dores no joelho são comuns e podem afetar jovens, especialmente quando combinados fatores como atividades físicas mal orientadas, sobrepeso, desequilíbrios musculares e movimentos repetitivos”.
Condromalácia em mulheres: influência hormonal
A condromalácia (amolecimento da cartilagem), é uma condição que causa dor e desgaste na cartilagem do joelho, podendo evoluir para lesões maiores e até à necessidade de substituição da articulação em casos mais graves.
“As dores femoropatelares, que são sintomas típicos da condromalácia, são cerca de 2,23 vezes mais frequentes em mulheres do que em homens”, conta Dr. Leandro.
E isso ocorre devido a fatores como:
- Influência hormonal;
- Menor massa muscular;
- Bacia geralmente mais larga, o que pode gerar desequilíbrio muscular e alteração no eixo de movimento do joelho;
- Possíveis desvios anatômicos ou alterações na trajetória da patela.
Esses fatores aumentam a sobrecarga e o impacto na cartilagem, tornando as mulheres mais suscetíveis à condromalácia e às dores associadas. “Além disso, a condromalácia é multifatorial, envolvendo peso corporal, genética, alimentação e até o microbioma intestinal, que atualmente é estudado por sua influência na saúde das articulações”, continua.
“Como o joelho suporta o peso do corpo, controlar o peso e fortalecer a musculatura é essencial para prevenir o avanço da condromalácia e evitar complicações mais graves”, finaliza o profissional.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.