Por que você deveria dormir de lado

Desde o intestino até a cervical, dormir de lado pode trazer benefícios para sua vida

Por Amanda Ventorin Atualizado em 23 nov 2021, 18h23 - Publicado em 26 nov 2021, 10h00

Procurar uma posição para dormir nem sempre é fácil, quem fica rolando na cama a noite inteira sabe bem o que estou falando. Porém, há uma maneira mais saudável de se dormir, que não apenas não compromete, mas que também melhora sua qualidade de vida e essa posição é de dormir do lado esquerdo. 

Durante o dia todo nosso corpo carrega “o mundo” nas costas. A posição ereta e sentada coloca uma sobrecarga na coluna, quadril e joelhos diariamente, então dormir de lado permite que a coluna fique em uma posição mais agradável, não aumentando o desconforto e a possibilidade de futuros problemas.

Além disso, adicionar um travesseiro entre as pernas pode ser ainda mais benéfico. “É interessante ter um travesseiro que tenha altura correta em relação ao ombro e cabeça com a distancia da coluna cervical e também uma maciez correta em relação ao colchão para uma postura melhor ao dormir”, aconselha o ortopedista especialista em quadril, David Gusmão.

VANTAGENS DE DORMIR DO LADO ESQUERDO

A fisiologista Débora Garcia explica que ao dormir do lado esquerdo é benéfico para a drenagem linfática do sistema nervoso central, para a circulação sanguínea e também facilita a digestão.

Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, explica que nosso estômago é lateralizado para a esquerda, e dormindo do lado esquerdo o mesmo não é comprimido, melhorando o fluxo alimentar, a digestão e até mesmo a saída do alimento para o intestino.

Continua após a publicidade

Já o neurocirurgião Adriano Scaff e o ortopedista Moisés Cohen explicam que dormir de lado é considerada uma posição anatômica, que preserva a curvatura da coluna, relaxando a musculatura da região lombar, sendo uma boa posição para se dormir, já que é funcional e relaxante.

.
Como você dorme? sabelskaya/Getty Images

E AS OUTRAS POSIÇÕES?

Escolher outras formas de dormir pode acabar gerando alguns prejuízos.

  • de barriga para cima

“Ao dormir de barriga para cima, por exemplo, apesar das articulações conseguirem relaxar de forma satisfatória, a coluna não tem suas curvas respeitadas. Além disso, esta posição, também pode levar a maiores riscos de problemas com ronco e apneia do sono”, diz Débora. 

  • de bruços

A profissional ainda reforça que dormir de bruços é a pior posição para se dormir. “Além de também deixar o corpo reto, tem um agravante que é a necessidade de rotação do pescoço para conseguir respirar. Isso pode causar dores cervicais graves e o uso do travesseiro pode piorar ainda mais o quadro de quem dorme desse jeito. Dormir de bruços pode acabar influenciando até nos seus dentes, tornando-os desalinhados a longo prazo”, conclui.

É importante ressaltar que nunca é tarde para começar a adotar hábitos mais saudáveis. No começo pode ser difícil adormecer em uma posição que o seu corpo não está acostumado, mas vale a pena insistir para evitar problemas futuros, escolher a posição de dormir baseando-se na saúde, é importantíssimo para manutenção do bem estar.

Continua após a publicidade

Publicidade