Alivie a dor: 10 exercícios eficazes para joanetes que você pode fazer em casa
Profissionais explicam quando é indicada a cirurgia para o quadro e indicam movimentos para amenizar dores e incômodos

Joanete é um quadro que pode ir muito além de apenas um desconforto, causando dores e até mesmo prejudicando funções do dia a dia, interferindo nas atividades cotidianas. A boa notícia, no entanto, é que existem exercícios e certas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a aliviar seus sintomas e prevenir problemas futuros. A seguir, apontamos quais são eles!
Afinal, joanete precisa de cirurgia?
A cirurgia costuma ser uma opção para quem sofre com os joanetes, especialmente quando tratamentos não cirúrgicos já não funcionam.
Neste caso, o principal objetivo é aliviar a dor, além de restaurar o funcionamento normal do dedo do pé para que o paciente possa voltar às atividades que gosta e minimizar a chance de recorrência.
De acordo com Kenneth Jung, cirurgião ortopédico de pé e tornozelo do Cedars-Sinai Kerlan-Jobe Institute em Los Angeles, Estados Unidos, os médicos têm uma variedade de opções cirúrgicas para retornar o dedo do pé à sua posição normal, acabando com o joanete – e a técnica será escolhida de acordo com a gravidade do quadro.
“Após a cirurgia, é essencial seguir as instruções do seu médico para cuidados. Certifique-se de realizar quaisquer exercícios de reabilitação que ele recomendar durante o seu período de recuperação. Isso é especialmente importante, pois nem todas as cirurgias de joanete são iguais”, afirma Jung.
“Algumas incluem correção do tecido mole, osso ou ambos, e o curso pós-operatório e a reabilitação dependem do tipo de cirurgia e da preferência do cirurgião”, complementa.
Em geral, o profissional diz que a flexão e a extensão da articulação devem ser restauradas para maximizar a função.
“Flexões de dedos com uma toalha e pegar bolinhas de gude são frequentemente realizadas na fisioterapia”, explica o profissional. “Além disso, um terapeuta realizará mobilização do tecido mole e alongamento da amplitude de movimento. A duração dos exercícios pós-cirúrgicos varia de seis a oito semanas.”
Jung diz que a proeminência óssea e a dor normalmente significam que a cirurgia é necessária. No entanto, como muitos fatores influenciam na seleção do procedimento adequado, você deve sempre consultar um médico.
Exercícios para quem tem joanetes
De acordo com Jung, estes são 10 exercícios fáceis que podem ajudar a aliviar a dor, aumentar a mobilidade e possivelmente retardar a progressão do seu joanete.
“Esteja você em um episódio de dor de joanete ou tentando evitar um possível surgimento, realizar exercícios regulares projetados para tratamento e prevenção pode ajudar a manter seus pés saudáveis e, com sorte, livres de cirurgia”, ele conclui.
Confira a seguir as indicações de exercícios.
- Pontas dos dedos e flexões
Sente-se em uma superfície com os pés a cerca de 15 cm do chão. Aponte e curve os dedos dos pés lentamente. Faça isso por 20 repetições de 2 a 3 séries.
- Afastamento dos dedos dos pés
Enquanto estiver sentado, coloque o pé no chão. Com o calcanhar fixo no chão, levante-o e afaste os dedos dos pés. Repita este exercício de 10 a 20 vezes em cada pé.
- Círculos dos dedos dos pés
Sentado em uma cadeira, incline-se e segure o dedão do pé. Comece a circular o dedo do pé no sentido horário, 20 vezes. Pare e inverta a direção por mais 20 círculos. Complete de 2 a 3 séries em cada dedo do pé.
- Abdução assistida do dedo do pé com faixa de exercício
Enrole uma faixa de exercício em volta dos dois dedões dos pés. Com a faixa apertada, afaste os dois dedões dos outros dedos com a ajuda da faixa. Quando estiver totalmente estendido, segure por 5 segundos, depois solte e repita o movimento por 20 repetições.
- Rolar a bola
Coloque uma bola de tênis ou alguma semelhante no chão e coloque o pé em cima. Role o pé para frente e para trás sobre a bola. Repita esse movimento por 3 a 5 minutos em cada pé, mesmo que o joanete esteja apenas em um pé.
- Pegar e puxar a toalha
Coloque uma toalha pequena ou pano no chão. Sente-se, segure a toalha com os dedos dos pés e puxe-a em sua direção. Use apenas os dedos dos pés para amassar a toalha. Repita esse movimento por até 5 minutos.
- Pegar bolinhas
Para este exercício, você precisará de uma tigela e de 10 a 20 bolinhas. Coloque as bolinhas no chão e coloque a tigela por perto. Sente-se em uma superfície com os pés próximos ao chão. Com os dedos dos pés, pegue cada bolinha e coloque-a em uma tigela. Certifique-se de segurar o dedo do pé ao redor da bolinha.
- Rotação em forma de oito
Este exercício é semelhante ao círculo do dedo do pé, mas você moverá o dedo do pé em um movimento em forma de oito em vez de um círculo. Isso ajuda na flexibilidade e amplitude de movimento. Repita 10 vezes em cada dedo do pé por 2 a 3 séries.
- Caminhada descalça na praia
Este exercício depende da sua localização. Mas, se você tiver uma praia por perto, experimente este exercício andando descalço na areia. Vai parecer uma massagem nos pés, ao mesmo tempo em que ajuda a fortalecer os músculos dos pés e dedos.
- Elevação do calcanhar
Enquanto estiver sentado, coloque o pé no chão. Levante o calcanhar e coloque a maior parte do peso na parte externa da planta do pé. Segure por 5 segundos e retorne ao chão. Repita 10 vezes em cada pé.