Expo Felicidade 2021 debate psicologia positiva e como aplicá-la na rotina

Com direito a certificado, a Expo acontecerá entre 5 e 7 de agosto

Por Amanda Ventorin 2 ago 2021, 18h55

Com a pandemia da COVID-19, a felicidade foi um tema muito discutido enquanto se tentava equilibrar a vida pessoal com o trabalho e as diversas demandas exigidas durante o isolamento social. A busca pela felicidade, mesmo em momentos tão obscuros, não somente fez com que muitos de nós procurassem práticas de melhoria do bem-estar físico e mental, como também as empresas investissem na saúde emocional de seus colaboradores.

Para mergulhar nas novas descobertas da ciência da Psicologia Positiva e discutir como ela pode ser aplicada na rotina pessoal e empresarial, Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, trará à Expo Felicidade 2021 embasamento científico e diversas aplicações práticas, ao lado dos maiores especialistas nacionais e internacionais.

De forma totalmente online e ao vivo, a Expo conta com três dias de imersão, de 5 a 7 de agosto, onde serão apresentados diversos fundamentos científicos sobre como ser mais feliz nas áreas profissionais, pessoal, bem estar físico e em comunidade.

Psicologia positiva: uma nova e promissora carreira

Além da experiência, que proporcionará recursos necessários para superar os desafios da crise sanitária mundial, este ano a Expo Felicidade conta com uma novidade: o participante do evento terá um certificado inédito no Brasil e poderá atuar como Consultor de Psicologia Positiva Aplicada ao Florescimento Institucional. “Estamos muito felizes em proporcionar para nosso público uma oportunidade de atuar em um campo que tem crescido exponencialmente no mundo, nestes últimos anos”, afirma Flora Victoria.

O Consultor de Florescimento pode facilitar o processo de desenvolvimento de instituições positivas como escolas, empresas, institutos, entidades com fins comerciais ou filantrópicas. “O participante sairá qualificado para exercer a atividade e proporcionar crescimento sustentável para a conquista de resultados extraordinários em benefício das instituições em que atuar”, explica Flora.

Continua após a publicidade

A ciência da felicidade

Diante da crise ocasionada pela pandemia, o Brasil despencou no ranking de felicidade do WHR, grupo de estudo coordenado pelo economista Jeffrey Sachs, diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia (EUA), pelo Centro de Pesquisa de Bem-estar da Universidade de Oxford (Reino Unido) e pelo Programa de Bem-Estar da London School of Economics and Political Science, entre outros. Considerando apenas 2020, o Brasil ficou em 41º lugar entre 95 países pesquisados pelo instituto Gallup. No ranking de 2019 do WHR (que usa a média dos três anos anteriores), o país ocupava a 29ª posição. 

“Analisando esses resultados percebemos que a sociedade precisa aprender a construir sua felicidade. Isso é feito por meio da prática. Para isso, a pessoa precisa saber trabalhar e aprimorar emoções positivas e é esse o propósito da Expo, fortalecer pessoas para que elas se desenvolvam e retomem as rédeas da própria vida”, ressalta Flora Victoria.  

 As teorias de psicologia positiva, do bem-estar e do florescimento englobam conceitos psicológicos que abrangem o funcionamento humano otimizado e que levam à felicidade.

Entre os palestrantes do evento, nomes renomados como a psicoterapeuta Jennifer Cory, co-diretora do programa de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada no NY Open Center e especializada em luto e perda traumática, educação e apoio aos pais, mulheres e casais; Frederick Luskin, um dos maiores estudiosos sobre o perdão e diretor do Forgiveness Projects, da Universidade de Stanford; Michael Steager, professor de psicologia, fundador e diretor do Centro de Significado e Propósito da Colorado State University. Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e fundador da Escola Brasileira de Ciências; Fabi Saad, jornalista e apresentadora do programa Mulheres Positivas da JovemPan; Izabella Camargo, jornalista, apresentadora do Jornal Primeira Hora da Rádio Bandeirantes e comunicadora com foco em saúde mental e bem-estar no trabalho, estarão marcando presença no evento. 

“É um privilégio organizar e participar desse evento tão grandioso, que reúne os mais importantes especialistas mundiais para discutir temas primordiais para a qualidade de vida das pessoas e ainda proporcionar a todos uma oportunidade de trabalhar com uma carreira promissora. Tenho imenso orgulho do trabalho que tenho desenvolvido no Brasil, propagando a psicologia positiva de forma séria, comprometida e científica”, afirma Flora.

Flora Victoria, embaixadora da Felicidade no Brasil pelo evento mundial World Happiness Summit.
Flora Victoria, embaixadora da Felicidade no Brasil pelo evento mundial World Happiness Summit. Flora Victoria/Divulgação
Continua após a publicidade
Publicidade