Entenda quando se preocupar com feridas na boca
Estresse, consumo de alimentos ácidos e uso de aparelho ortodôntico podem ser causas para o surgimento de aftas
Muitas vezes, ao comermos alimentos ácidos, acontece o surgimento de feridas na boca, que são popularmente conhecidas como aftas.
As aftas são um tipo de úlcera bucal que, geralmente, são curadas de forma espontânea com auxílio de uma boa higiene bucal e de alguns cuidados com a alimentação.
“Os ferimentos podem decorrer de lesões traumáticas, herpes, estomatites e até câncer de boca”, pontua o Dr. Ullyanov Toscano, especialista em cabeça e pescoço.
De acordo com o médico, apesar de não existir um exame específico para diagnosticar o problema, é possível identificá-la em consulta clínica.
“Em outros casos, uma biópsia da lesão pode ser necessária se houver suspeitas de outras doenças”, acrescenta ele.
Tratamentos
Em casos nos quais o paciente apresenta muita dor ou dificuldade para deglutir, podem ser feitos tratamentos sintomáticos, por exemplo, bochechos com medicamentos e utilização de pomadas de uso oral formuladas com analgésicos.
Já se a gravidade do problema for maior, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos ou fármacos que minimizam a acidez estomacal.
Causas
No geral, não se sabe ao certo por qual razão os indivíduos desenvolvem as lesões. No entanto, isso pode estar relacionado ao estresse, a machucado nos tecidos moles da boca, dentaduras que não se ajustam corretamente, ingestão de alimentos ácidos e aparelho ortodôntico.
“Uma úlcera bucal deve cicatrizar em até 21 dias e a grande preocupação é quando não somem dentro deste período”, alerta o médico.
É importante ressaltar que caso a cicatrização não aconteça nesse período de tempo, o recomendado é procurar um especialista para avaliar e descartar a hipótese de ser uma patologia neoplásica.
Diante disso, é preciso ter atenção para diferenciar as aftas comuns das que podem sinalizar a ocorrência de câncer bucal. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, essa doença é mais frequente em homens.
“As aftas são dolorosas e normalmente desaparecem em até duas semanas. Já a lesão que pode indicar um diagnóstico mais grave não cicatriza nesse período e, na maioria dos casos, tende a piorar e aumentar de tamanho com o passar do tempo. Outra característica de uma lesão cancerígena é a ausência de dor, que se torna presente nos estágios iniciais da enfermidade”, conclui o Dr Ullyanov.