9 hábitos matinais que te ajudam a perder peso
Que tal começar o dia com atitudes que vão te ajudar a atingir a sua meta — e ainda melhoram a saúde?
Quem tem o objetivo de perder peso sabe que, às vezes, a meta pode parecer difícil. Não tem problema sentir isso de vez em quando — na verdade, que tal começar aos poucos, e adotar alguns hábitos matinais com o intuito de trazer mais saúde para o seu organismo? Desse modo, a jornada do emagrecimento será mais leve!
Veja, então, 9 atos matinais que vão ajudar você durante o processo:
HÁBITOS MATINAIS PARA QUEM QUER PERDER PESO
1FAÇA UM BOM CAFÉ DA MANHÃ
Não é à toa que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. Ele pode contribuir para a saciedade, principalmente se for nutritivo e caprichado em proteínas.
“Não se deve pular o café da manhã. Você pode, por exemplo, fazer um suco verde à base de limão, couve e gengibre (que é termogênico) e incluir boas fontes de proteínas e carboidratos no cardápio”, explica a nutricionista clínica, esteticista, terapeuta integrativa e especialista em emagrecimento Ermelinda Bertoldi, fundadora da Nutri Linda.
Um estudo com 20 meninas adolescentes mostrou, por exemplo, que ingerir proteínas de manhã reduziu os desejos por comidas calóricas ao longo do dia.
2BEBA ÁGUA
Beber um ou dois copos de água assim ao acordar também pode ajudar. Sem contar que o líquido é essencial para diversas funções do organismo (incluindo o metabolismo).
Isso porque uma pesquisa descobriu que mulheres com excesso de peso que aumentaram a ingestão diária de água perdem até dois quilos a mais ao longo de um ano do que aquelas que não alteraram o consumo da bebida.
PESE-SE!
Subir na balança todas as manhãs pode ser um método eficaz para aumentar a motivação e melhorar o autocontrole. Por exemplo, um estudo com 47 pessoas apontou que aqueles que se pesavam diariamente perderam cerca de seis quilos a mais em seis meses do que aqueles que se pesavam com menos frequência.
Já outro artigo relatou que adultos que se pesaram diariamente perderam uma média de 4,4 quilos em um período de dois anos, enquanto aqueles que se pesaram uma vez por mês ganharam cerca de 2,1 quilos.
Para melhores resultados, pese-se logo ao acordar. Faça isso depois de usar o banheiro e antes de comer ou beber qualquer coisa. Além disso, lembre-se de que seu peso pode mudar diariamente e ser influenciado por vários fatores. Por isso, concentre-se nas tendências gerais de perda de peso em vez de se fixar nas pequenas alterações.
4TOME SOL!
Anote aí mais uma dica: abra as cortinas toda manhã para deixar entrar um pouco de luz; ou passe alguns minutos na varanda durante o almoço.
Isso porque um pequeno estudo descobriu que a exposição a níveis moderados de luz solar em determinadas horas do dia pode influenciar no peso.
Mas não para por aí. Tomar sol é a melhor maneira de garantir bons níveis de vitamina D no corpo, nutriente importante para os nossos ossos, mas também para quem quer perder peso.
MEDITE
Já ouviu falar no mindfulness? A técnica envolve focar totalmente no momento presente e trazer mais consciência para seus pensamentos e sentimentos.
Esse tipo de meditação, mesmo que por poucos minutos por dia, ajuda a relaxar e pode amenizar a sensação de ansiedade, muito relacionada à fome emocional. Isso é o que aponta uma análise de 19 estudos.
De acordo com os pesquisadores, intervenções de emagrecimento baseadas no mindfulness são capazes de inibir certos comportamentos alimentares considerados prejudiciais à saúde e que podem levar ao sobrepeso. “A saúde mental é uma parte extremamente importante”, complementa a especialista.
6MEXA-SE MAIS
O conselho é meio óbvio, mas faz toda a diferença: coloque mais movimento na sua rotina! Além de praticar algum exercício físico, tente ser mais ativa no dia a dia. Isto é, vá de escada em vez de pegar o elevador, ande em vez de dirigir, faça alongamentos ao longo do dia, brinque mais com seu pet…
7PREPARE A SUA MARMITA
Pode parecer trabalhoso, mas não precisa ser se você organizar direitinho. Dá, por exemplo, para separar uma manhã no fim de semana e cozinhar as refeições que você irá comer no trabalho.
Desse modo, as escolhas alimentares serão bem melhores.
DURMA MAIS
“É preciso pelo menos 8 horas de sono por noite. Afinal, é durante ele que nosso organismo produz alguns hormônios extremamente importantes para o emagrecimento”, diz a nutricionista. O ato de dormir bem, é claro, promove a recuperação do corpo — ou seja, nos deixa descansados para encarar os desafios do dia seguinte (como aquela aula de HIIT pesada).
TENHA UM DIÁRIO ALIMENTAR
Anotar os alimentos que você consumiu em cada refeição é ótimo para ter uma noção melhor sobre a sua ingestão diária de calorias e nutrientes.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa com 220 mulheres obesas percebeu que o uso frequente de alguma ferramenta para monitorar a dieta ajudou a melhorar o controle de peso a longo prazo.