Continua após publicidade

Entenda a importância das vitaminas para a saúde reprodutiva

Ginecologistas explicam por quais razões esses nutrientes são considerados indispensáveis para a saúde reprodutiva

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h40 - Publicado em 4 mar 2024, 14h30
vitaminas saude reprodutiva
Ginecologistas falam sobre a importância das vitaminas para a saúde reprodutiva | (Racool_studio/Freepik)
Continua após publicidade

As vitaminas são micronutrientes fundamentais para diversos processos do nosso organismo, incluindo o funcionamento adequado do sistema imunológico, a produção de energia, a regulação do humor e a nossa saúde reprodutiva. No entanto, elas não são produzidas pelo corpo em quantidades suficientes e, por isso, devem ser obtidas através de uma dieta equilibrada.

A seguir, especialistas comentam sobre a importância das vitaminas para a saúde reprodutiva tanto de homens quanto de mulheres. Saiba mais!

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS PARA A SAÚDE REPRODUTIVA

  • Vitamina D

Segundo a Dra. Ana Clara Pontes, médica ginecologista da Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil (AMCR), ter bons níveis de vitamina D antes de engravidar está ligado a uma maior probabilidade de concepção e uma menor chance de abortos, uma vez que esse micronutriente colabora para a formação da placenta e a implantação do bebê.

Baixos níveis de vitamina D podem favorecer complicações obstétricas, entre elas, aumento da pressão, trabalho de parto prematuro e até mesmo diabetes gestacional.

  • Ácido fólico

Outro grande aliado de uma gravidez saudável é o ácido fólico, uma forma sintética da vitamina B9. Ele é encontrado, por exemplo, em vegetais folhosos verde-escuros, como espinafre, couve, alface romana e rúcula.

Continua após a publicidade

“Está envolvido no processo de formação do sistema nervoso do bebê. Quando temos baixos níveis de ácido fólico, muitas vezes, a criança pode nascer com malformações do tubo neural”, afirma Ana Clara Pontes.

  • Vitamina E

A vitamina E é capaz de proteger os espermatozoides, melhorar o útero para a implantação e reduzir a chance de aborto. Quando ela está “em falta” no organismo, pode ocorrer fraqueza muscular, problemas de visão e comprometimento do sistema imunológico.

“A vitamina E é responsável por agir no equilíbrio hormonal, reduzir danos do DNA e pode ser encontrada em óleos vegetais, frutas como o abacate e em peixes, sendo o salmão e a truta os mais interessantes para a obtenção dela”, garante a Dra. Andrea Barrueco, também médica ginecologista associada à AMCR.

  • Vitamina C

Para os homens, a vitamina C protege os espermatozoides contra danos e age na manutenção da motilidade e integridade do mesmo. Para as mulheres, ela é necessária para cuidar do sistema de defesa do organismo, para o estímulo dos hormônios sexuais e para a absorção ideal de ferro.

Continua após a publicidade

“É importante frisar que nada substitui uma alimentação balanceada e uma boa qualidade de sono, isso é fundamental para a fertilidade. O estresse, a poluição e o cigarro podem provocar danos em nossas células reprodutoras e as vitaminas agem como protetores ao desempenhar um papel preventivo”, conclui a Dra. Andrea.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.