Matheus Macêdo: do mochilão chinês e formação de ayurveda na Índia à TV

Fernanda Lima bate um papo com o médico Matheus Macedo em seu novo programa Bem Juntinhos, que estreia em abril

Por Amanda Panteri Atualizado em 18 mar 2021, 10h23 - Publicado em 16 mar 2021, 09h00

Maternidade, sono, alimentação e ansiedade são temas frequentes dentro da medicina ocidental. Mas e se olhássemos para o assunto de outra forma, combinando uma perspectiva milenar e oriental — mais especificamente do Ayurveda? É o ponto de vista que o médico Matheus Macêdo, dono do canal @vidaveda_, traz como entrevistado de quatro dos quinze episódios do programa “Bem Juntinhos”, apresentado pelo casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert

Durante as conversas, que estrearão em abril no canal GNT, os convidados também contam sobre as próprias experiências. E Matheus tem muito para falar sobre as suas: aos 15 anos, decidiu ser vegetariano. Com 21, já estava de mochila nas costas a caminho da China para pesquisar mais a respeito das raízes da medicina. Chegou a morar em um monastério tibetano e passou pelo Nepal — em uma viagem de oito dias dentro de um carro.

Só depois, em 2013, foi para a Índia estudar o Ayurveda. Fez parte da primeira turma de estrangeiros da Universidade de Gujarat University (até hoje, é o único brasileiro formado por lá), e teve que aprender hindi, gujaráti e sânscrito. 

O Vida Veda

Já de volta a Portugal (onde mora atualmente), Matheus resolveu criar o Vida Veda (Veda significa conhecimento para o Ayurveda), uma plataforma com quase 4 milhões de views no YouTube, 70 mil seguidores no Instagram, e milhares de fãs que buscam seguir os fundamentos milenares (associados às descobertas e conhecimento ocidentais) para uma rotina mais equilibrada.

Matheus Macedo
Acervo pessoal/Divulgação
Continua após a publicidade

Por lá, ele aborda sobretudo a alimentação, o sono, o silêncio e o movimento. Isso porque, de acordo Matheus, manter esses quatro pilares em harmonia é essencial para um corpo forte e livre de doenças. “Procuro passar a ideia de que deveríamos nos preocupar menos com as coisas que vêm de fora e praticar mais o autoconhecimento. Deixar de seguir uma dieta só porque eu vi uma pessoa fazendo, e entender quais alimentos meu corpo pede e precisa, por exemplo”, ele explica. 

Para saber mais

De acordo com a ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda), “Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade”. Tem mais de 5 mil anos, e é considerada uma das mais antigas da humanidade.

 

Ayurveda em pauta

Dentre os apaixonados pelo trabalho de Matheus, está Fernanda Lima. Foi a apresentadora, inclusive, quem propôs as entrevistas para o médico. “Quando conheci o trabalho do Matheus, fiquei impactada com a qualidade do conteúdo e a facilidade com a qual ele explica as coisas. Sou apaixonada pela medicina ayurvédica há muitos anos e, com ele, me interessei em voltar aos estudos. As medicinas integrativas são fundamentais para prevenção de doenças e deveriam ser cada vez mais disseminadas”, ela conta para a Boa Forma. 

O programa promete bate-papos de prender a atenção. “No episódio sobre sono, dou dicas para noites mais tranquilas. Já em maternidade, falamos de parto natural”, explica o especialista. Os temas ainda contam com a presença de outros entrevistados para enriquecer o diálogo. O canal GNT está disponível para quem tem tevê por assinatura ou é cliente Globoplay.

Continua após a publicidade

Publicidade