Naiara Azevedo: ‘Fui diagnosticada com menopausa aos 28 anos’

A sertaneja contou que seus principais sintomas foram fogachos, insônia, alteração de humor e ganho de peso. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
1 abr 2025, 12h00
naiara azevedo menopausa
Naiara Azevedo recebeu diagnóstico de menopausa quando tinha apenas 28 anos. Entenda mais! | (Instagram @naiaraazevedo/Reprodução)
Continua após publicidade

Naiara Azevedo, de 35 anos, revelou que foi diagnosticada com menopausa precoce quando tinha apenas 28 anos. Em entrevista ao Jornal O Globo, a cantora comentou sobre os seus sintomas e os tratamentos que teve que fazer para lidar com a condição.

“Com 28 anos de idade, eu tive alguns sintomas que me trouxeram um alerta. Como eu descobri a menopausa precoce? Eu comecei a sentir muito calor. Eu acordava suando. Era um calor insuportável, parecia que meu pescoço estava pegando fogo, ia e voltava. Eu comecei também – isso foi o mais estranho – a ter insônia, comecei a ganhar peso muito rápido, alteração no humor, parece que estava tudo meio descompensado. Eu comecei a achar tudo muito estranho porque foi muito intenso. Foi de uma vez”, relatou.

“A ginecologista fez toda uma investigação, aonde notou-se a queda nas minhas taxas hormonais, diminuição de alguns hormônios e veio o diagnóstico de menopausa precoce. Tenho casos na minha família, tanto paterna quando materna. O que eu fiz foi o tratamento, reposição hormonal e venho cuidando muito”, completou ela.

A famosa também desabafou sobre o fato da menopausa precoce atrapalhar as chances de gravidez natural.

“Uma coisa que me incomodou foi o fato de não poder ter filhos de forma natural. Em determinado momento, me senti menos mulher, eu sempre tive o sonho de ser mãe. Eu converso muito com meu ginecologista e ele me tranquilizou de que, com um tratamento bem feito, talvez eu posso ter um filho de forma natural. Ou também posso ter filho com óvulo doador porque meu útero está preservado”, disse.

Continua após a publicidade

O que é a menopausa precoce?

Caracterizada pela queda permanente dos níveis de hormônios como progesterona e o estrogênio, a menopausa é um processo natural de toda mulher e corresponde ao último ciclo menstrual.

Normalmente, ela acontece entre os 45 e 55 anos de idade, mas, para algumas mulheres, essa etapa pode chegar de maneira precoce e trazer alguns problemas para a saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a menopausa precoce consiste no fim permanente da menstruação antes do 40 anos de idade e, por conta da interrupção da produção de hormônios ovarianos, pode ser identificada pela ausência de menstruação por pelo menos um ano.

Continua após a publicidade

Como identificar a menopausa precoce?

Dra. Fernanda Lellis, ginecologista da Clínica Ginelife e especialista em saúde da mulher, afirma que as mulheres devem ficar atentas aos sintomas que são incomuns aos 40 anos ou antes, entre eles:

“Ao notá-los, procure um especialista o quanto antes, para receber o diagnóstico e começar o tratamento adequado. Lembrando que não há uma cura, mas o tratamento ajuda nos sintomas e proporciona uma maior qualidade de vida“, ressalta a especialista.

Continua após a publicidade

Por provocar a diminuição dos níveis de alguns hormônios, a menopausa precoce, quando não tratada corretamente, pode aumentar os riscos de algumas condições de saúde, como doença cardíaca, depressão, ansiedade, osteoporose, hipotireoidismo, problemas oculares e infertilidade (mas, ainda é possível que a mulher engravide por meio de técnicas de reprodução assistida).

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.