Entenda as varizes: do surgimento ao tratamento cirúrgico e como preveni-las
Conheça os fatores de risco, os sintomas e as opções de tratamento da condição

As varizes acontecem quando as veias ficam dilatadas e deformadas, apresentando uma cor púrpura azulada. Apesar de serem mais comuns nas pernas, podem surgir em outras partes do corpo.
Os principais fatores de risco desse quadro são: hereditariedade, obesidade, gravidez, histórico de trombose venosa profunda, idade e gênero. Vale citar que as mulheres costumam sofrer mais com esse quadro, mas ele também pode se desenvolver em homens.
“As varizes são ocasionadas pelo seguinte motivo: nas veias das pernas, que conduzem o sangue ao coração, existem válvulas para impedir o retorno dele aos pés. Quando elas não funcionam bem, o sangue se acumula nas veias, provocando varizes”, diz Fábio Rocha, cirurgião vascular e angiologista.
Quais os sintomas das varizes?
Os sintomas mais frequentes de varizes incluem:
- Dores
- Sensação de cansaço e fadiga nas pernas
- Ardência e queimação na pele
- Inchaços
- Coceira na região acometida
- Alterações na cor da pele
Como é o tratamento de varizes?
As varizes vão muito além de questões estéticas e devem ser tratadas adequadamente para não desencadearem complicações mais sérias.
“Quando não são tratadas, elas podem gerar complicações, como eczema, dermatite, trombose, flebite, hemorragias, escurecimento da pele e úlceras”, alerta o médico.
Levantar as pernas quando estiver sentado ou deitado contribui para aliviar a dor e evitar que novas varizes apareçam, assim como o uso de meias de compressão.
Uma das técnicas que podem ser indicadas para lidar com as varizes é o procedimento estético injetável para microvasos, que consiste na injeção de um produto de glicose nas veias, forçando o fechamento do vaso.
“O número de sessões varia de acordo com cada paciente. Em alguns casos pode ser necessária apenas uma aplicação, em outros, até cinco. Quanto mais grosso e visível vaso a ser tratado, maior será o número de sessões necessárias”, explica Dra. Nathalia Soares, biomédica estética da clínica Face Doctor na unidade do Shopping Ibirapuera.
Também pode ser realizado um tratamento a laser, que emite fortes rajadas de luz sobre a veia varicosa e faz com que ela desapareça aos poucos.
A radiofrequência é uma alternativa para casos de varizes maiores. Nessa abordagem, um cateter é inserido na veia dilatada e a energia da radiofrequência aquece a ponta dele. À medida que o dispositivo é retirado lentamente, o calor destrói a veia, fazendo com que ela desmorone e se feche.
As cirurgias de veia, também chamadas de ligadura e remoção, podem ser necessárias para quadros mais sérios e que não respondem bem às opções de tratamento menos invasivas.
Durante esses procedimentos, o cirurgião amarra a veia afetada para impedir o acúmulo de sangue e pode removê-la para prevenir o reaparecimento do problema.
Como evitar varizes?
A prevenção das varizes se dá principalmente por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis. É importante praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, vitaminas e proteínas magras, ficar longe do álcool e do cigarro, controlar o peso corporal e beber bastante água.
Outro cuidado indispensável é não ficar na mesma posição por muito tempo. Para quem trabalha sentado, uma recomendação é fazer pequenas pausas ao longo do dia para se levantar e caminhar um pouco, pois isso auxilia no estímulo da circulação sanguínea.
Além disso, lembre-se de manter as consultas médicas em dia, para identificar precocemente possíveis problemas e tratá-los antes que se tornem mais graves.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.