Continua após publicidade

O que seu cocô diz sobre sua saúde

Saiba quais tipos de cocô são considerados ideais, segundo especialistas

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h48 - Publicado em 30 jan 2023, 17h16
O que seu cocô diz sobre sua saúde_ WP
Qual é a aparência do seu cocô? (Anamaria Sabino/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Se os olhos são a janela para a alma, considere seu cocô a janela para sua saúde digestiva. Desde a frequência com que você vai até o cheiro e a aparência física dos seus resíduos, é importante saber o que seu cocô diz sobre sua saúde

A APARÊNCIA IDEAL

A aparência de suas fezes pode variar dia a dia e depende dos alimentos que você come. Mas se a forma do seu cocô raramente parece “normal”, pode ser um sinal importante de que algo está acontecendo.

Cocô normal é uma descrição variável, mas na maioria das vezes, os médicos classificam dessa maneira os dejetos marrons, com textura macia a firme e fácil de evacuar. A forma é tipicamente um cilindro longo e não deve haver dor ou sangramento.

OS SETE TIPOS DE COCÔ

Continua após a publicidade
O que seu cocô diz sobre sua saúde_ WP
Qual é a aparência do seu cocô? (Anamaria Sabino/BOA FORMA)

Cocô tipo 1 e 2
De acordo com o gráfico, os tipos de cocô um e dois são tipicamente moldados em pedaços duros individualizados ou um aglomerado de fezes irregulares.

Bolas de fezes duras que são difíceis de passar (como Bristol Tipo 1) são sugestivas de constipação. Esse tipo de cocô pode ser difícil ou doloroso de passar devido à falta de água nas fezes se você estiver desidratado.

Continua após a publicidade

A recomendação é adicionar mais água e fibras em sua dieta para ajudar a mover as coisas.

Cocô tipo 3 e 4
Os tipos 3 e 4 são a meta. Eles significam que você tem um bom microbioma e está atingindo seus 25 gramas diários de fibra e bebendo líquidos suficientes.

A forma dessas fezes é semelhante a, bem, uma salsicha. Eles têm rachaduras mínimas e são fáceis de passar, o que sugere que você está ingerindo líquidos e fibras suficientes em sua dieta diária. Normalmente, a frequência de movimentos intestinais saudáveis com esses tipos de cocô não passa de três vezes ao dia.

Continua após a publicidade

Dicas para atingir esses #cocôideal incluem evitar alimentos processados, beber muita água, comer alimentos fibrosos e permanecer ativo. Você também pode tentar adicionar alimentos prebióticos e probióticos à sua dieta, como kombucha ou iogurte.

Cocô tipo 5, 6 e 7
Os tipos de fezes cinco a sete são semelhantes, pois são todos mais macios e se assemelham muito à diarreia. As fezes do tipo cinco podem ter alguma forma de bolha, mas serão geralmente soltas e fáceis de passar. O tipo seis é ainda mais mole, enquanto o tipo sete é mais líquido ainda.

As formas de cocô nesta extremidade do espectro do gráfico podem sugerir intolerâncias e sensibilidades alimentares ou problemas intestinais mais sérios.

Continua após a publicidade

Também pode significar síndrome do intestino irritável (SII), que é o mais comum de todos os problemas digestivos.

Nem todas as fezes soltas ou aquosas, no entanto, estão necessariamente relacionadas à inflamação evidente.

Fezes soltas e pastosas (pense: cocô tipo cinco) geralmente são causadas por falta de fibra ou algo novo que você comeu. Por exemplo, se o seu estômago revirar, gemer ou exigir a primeira vontade de ir ao banheiro depois de tomar sorvete, isso pode significar que você é intolerante à lactose e resultar em diarreia transitória. A intoxicação alimentar também pode resultar em formas de cocô que refletem os tipos seis ou sete.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.