É possível perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo?
O processo requer muita estratégia, planejamento e cuidados personalizados
Muitas pessoas, ao procurarem uma academia, desejam melhorar a composição corporal – ou seja, reduzir a gordura e aumentar a massa muscular.
Apesar de parecerem opostas, essas duas metas podem sim andar juntas. E, para chegar até esse objetivo, e preciso muita estratégia, planejamento, acompanhamento profissional e cuidados personalizados.
Cada corpo responde de maneira diferente a estímulos como os treinos e a alimentação. Por isso, o foco ideal pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do ponto de partida e de necessidades individuais.
De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição Bio Nutri, da Bio Ritmo, o processo de perder gordura e ganhar massa muscular requer mais esforço e dedicação, diferentemente de um emagrecimento rápido.
Alimentação para perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo
Para perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo, é necessário que a dieta do indivíduo seja balanceada e ajustada aos seus objetivos.
O segredo está em fornecer ao organismo o aporte apropriado de nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras boas).
As proteínas desempenham um papel fundamental na hipertrofia, uma vez que carregam aminoácidos responsáveis por reparar e construir fibras musculares após os treinos.
Fúlvia também recomenda diminuir o consumo de gorduras saturadas e carboidratos simples, presentes em salgadinhos, doces, bolos e biscoitos e outros ultraprocessados.
Esses alimentos elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue, o que favorece o acúmulo de gordura e pode atrapalhar o processo de definição corporal.
Treino para a recomposição corporal
Para perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, os treinos devem ser estruturados de um jeito estratégico, combinando exercícios de força e de resistência.
“Treinos com pesos são essenciais para a mudança da composição corporal aumentando a massa magra, da mesma forma que exercícios cardiorrespiratórios são os mais eficientes na melhora do metabolismo da gordura corporal”, explica o Guilherme Leme, personal trainer e gerente técnico da Bio Ritmo.
E completa: “Para aumentar o gasto calórico, é preciso trabalhar com intensidades maiores, repetições entre 8 e 15 com intervalos de no máximo 2 minutos, em sessões que elevam de forma considerável a sua frequência cardíaca com predominância de exercícios multiarticulares – agachamentos, levantamentos, supinos, remadas, entre outros”.
Para hipertrofia, o profissional conta que é interessante trabalhar com mais séries para cada grupo muscular e manipular a intensidade para promover um trabalho com cargas mais elevadas.
“Exercícios monoarticulares também podem ser incluídos para um trabalho mais específico de algumas regiões como braços e pernas – rosca bíceps e rosca tríceps, cadeiras flexora e extensora são exemplos de exercícios monoarticulares”, destaca.
“Não há evidências de que o uso de métodos avançados de treino aumentam os ganhos uma vez que o volume da sessão já esteja adequado, porém é possível incluí-los quando se deseja treinar em menos tempo”, finaliza o personal trainer.
Vale destacar que, para atingir suas metas fitness, medidas como gerenciamento do estresse, boa hidratação e sono de qualidade também são consideradas cruciais.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Tempo curto para treinar? Veja o que priorizar: cardio ou musculação!
Exercícios para eliminar a gordurinha que fica embaixo dos braços
Motivação nos treinos: conheça 5 hábitos essenciais para você!
4 exercícios para deixar os braços durinhos
Como ganhar força no abdômen: 4 estratégias para um core poderoso





