
Sim, é verdade que o corpo elimina gordura pelo xixi e pela transpiração. Mas o que muitas pessoas não imaginam é que a maior parte dela vai embora pela respiração. Entenda mais a seguir!
Afinal, por onde o corpo elimina a gordura?
De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, ao perder 10 kg de gordura, cerca de 8,4 kg são eliminados em forma de C02 e os 1,6 kg restantes viram água, eliminados por urina, suor, lágrimas e etc.
A pesquisa ainda mostrou que, no nosso corpo, os carboidratos e as proteínas se transformam em triglicerídeos, que são compostos feitos de carbono, oxigênio e hidrogênio.
Após essa conversão, eles são armazenados em gotículas, dentro das células de gordura. A perda de peso ocorre quando há a quebra desse triglicerídeo.
A análise revelou que quase tudo o que comemores “sai” pela respiração. O único tipo de alimento que chega intacto ao intestino e é eliminado pelas fezes é a fibra presente no trigo e em outros tipos de grãos.
A importância da atividade física
Para quebrar essa gordura e eliminá-la de vez, você precisa se exercitar.
Em entrevista ao site ABC Science, Ruben Meerman, um dos idealizadores da pesquisa, disse que, em um dia de descanso, por exemplo, uma pessoa respira cerca de 12 vezes por minuto (17.280 por dia). Cada expiração leva 10 miligramas de carbono com ela, aproximadamente.
Ao se exercitar, o seu corpo gera mais dióxido de carbono, uma vez que os músculos demandam mais energia, obtida por meio da gordura.
Mas é claro que é necessário lembrar que, para emagrecer de fato, também é fundamental cuidar da alimentação e gastar mais calorias do que se consome.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.