Posso usar alinhador invisível? Veja os casos que são resolvidos com ele
Ortodontista explica os benefícios do tratamento, que é mais discreto e confortável


Seu sorriso te incomoda, mas você não quer usar aparelho fixo? De fato, nem todo mundo quer se submeter ao tratamento ortodôntico convencional, com bráquetes metálicos e inúmeras consultas de manutenção — sem falar na falta de previsibilidade, para saber quando o uso do aparelho vai terminar.
Mas temos uma boa notícia: de acordo com a SouSmile, 90% dos casos de má oclusão nos dentes são resolvidos com o aparelho invisível.
POR QUE USAR UM APARELHO INVISÍVEL?
Além de ser mais discreto, como já mencionado, é possível, antes mesmo de começar o tratamento, já prever qual (e quando) será o resultado final do tratamento. “É utilizado um software que calcula como será o movimento de cada dente durante as etapas do tratamento. Dessa forma, conseguimos antever quanto tempo será necessário para o cliente atingir o objetivo”, explica Natália Lombardo, co-fundadora, ortodontista e diretora de planejamento ortodôntico digital da SouSmile.
Outra vantagem é que ele não fica fixo, sendo possível remover para fazer as refeições, o que facilita muito a higienização.
POSSO USAR UM APARELHO INVISÍVEL?
Se você tem um dos casos abaixo, pode comemorar:
- Dentes encavalados
O apinhamento, também conhecido como dentes encavalados, acontece quando não há espaço suficiente na arcada dentária e os dentes acabam ficando tortos ou mal posicionados. “O aparelho invisível é indicado para casos de apinhamento leves, moderados e severos”, diz Natália.
- Espaço entre os dentes
Diastema é o espaço que fica entre os dentes, causado por desalinhamento ou pela perda de um ou mais dentes. O aparelho invisível da SouSmile corrige esses casos de grau leves a moderados.
- Mordida profunda
Também conhecido como sobremordida, o caso ocorre quando os dentes de cima cobrem totalmente os de baixo, na posição de mordida. “Se a mordida for muito profunda, ela pode causar desgaste nos dentes e problemas na articulação do maxilar. O aparelho invisível também é indicado para casos leves e moderados de sobremordida”, explica a especialista.
- Mordida cruzada
Este caso ocorre quando alguns dentes superiores estão encaixados para dentro dos inferiores, causando um cruzamento na mordida. Natália relata que se for muito severa, a mordida cruzada pode causar desgaste nos dentes e na gengiva, levando à perda óssea e doenças periodontais.
- Mordida aberta
Essa má oclusão se refere a quando os dentes não se tocam na frente, em posição de mordida. “A mordida aberta pode causar problemas de mastigação de certos alimentos e da fala, por conta da posição da língua”, informa a co-fundadora da startup.
- Overjet
Este caso acontece quando em posição de mordida, os dentes superiores ficam projetados em relação aos inferiores, dando a impressão do queixo estar para dentro. “O overjet pode impedir o fechamento dos lábios e causar dores nas articulações da mandíbula”, diz a ortodontista.

MORDIDA “CORRETA” E AUTOESTIMA
“Tratar as má oclusões nos dentes é importante não só para evitar dores e outros problemas na saúde bucal, mas também para nos ajudar a ter mais confiança. Recentemente realizamos uma pesquisa com mais de 600 pacientes que mostrou que 66% dos entrevistados perceberam uma melhora na autoconfiança logo depois do início do tratamento”, esclarece Natália.
Outro impacto positivo relatado por 87% dos usuários é a melhora da higiene bucal. Natália justifica que isso ocorre porque os pacientes precisam escovar os dentes e passar fio dental com mais frequência para utilizar o alinhador sempre com a boca limpa.