Prolapso genital: o que é e como tratar em casa
O prolapso genital envolve a perda de sustentação dos órgãos e é popularmente chamada do queda da bexiga
Recentemente, a apresentadora Marília Gabriela compartilhou com seus seguidores a experiência de ter passado por uma cirurgia ginecológica devido a um prolapso genital. Mas você sabia que pode tratar e prevenir o problema com exercícios em casa?
O prolapso genital, que envolve a perda de sustentação dos órgãos e popularmente chamada de queda da bexiga, é uma condição que afeta muitas mulheres.
E o Pompoarismo ou ginástica íntima ajuda a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e assim, atua tanto na prevenção quanto no tratamento do prolapso genital. Vem entender por que e como fazer.
Entendendo o prolapso genital
O prolapso genital, que Marília Gabriela enfrentou, ocorre devido à falta de suporte dos órgãos, como o útero, bexiga ou reto, devido ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico.
Essa musculatura desempenha um papel fundamental na sustentação dos órgãos abdominais e no controle dos esfíncteres, que evitam a saída involuntária de urina ou fezes.
Se você sentir que existe uma espécie de “bola” dentro do seu canal vaginal, procure um médico ginecologista para diagnosticar se está com prolapso genital (queda do útero, bexiga ou reto).
Dependendo do grau do prolapso, você pode corrigi-lo por meio do Pompoarismo. Mesmo se o caso for de cirurgia, os exercícios desta técnica também são indicados no pré e pós-cirúrgico, para prevenir nova queda.
Até porque, a cirurgia não tem a capacidade de prevenir o problema, somente o fortalecimento da musculatura é capaz de garantir que a pessoa não sofra, novamente, de queda da bexiga.
Como fazer Pompoarismo para prolapso genital
O Pompoarismo, juntamente com a orientação profissional, pode ser uma ferramenta valiosa no tratamento e prevenção do prolapso genital.
O acompanhamento é bem importante, pois nem todo mundo precisa do mesmo tipo de exercício. Se tiver curiosidade, veja aqui o TESTE para descobrir qual exercício sua musculatura vaginal precisa.
O treino não precisa ser, necessariamente, diário. Funciona como uma atividade física tradicional: quanto mais você treinar, mais resultados terá. Se praticar todo dia, terá resultado mais rápido; se treinar uma vez por semana será mais difícil.
No entanto, nas minhas aulas eu ensino diversos tipos de técnicas, dentre elas uma que você pode treinar durante 3 minutos por dia e obter excelentes resultados.
Roberta Struzani
Terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.
fisioterapia.roberta@gmail.com