Repasse sua rotina

Sílvia Conway, psicóloga do sono, explica a importância da rotina para o bem-estar

Por Fernanda Bassette Atualizado em 21 jul 2021, 09h13 - Publicado em 11 jul 2021, 09h00

É muito importante estabelecermos uma rotina para o relaxamento antes de dormir, como tomar um banho morno, beber um chá, ouvir músicas calmas, meditar, ler. Segundo Sílvia Conway, psicóloga do sono e diretora da Associação Brasileira do Sono, a rotina ajuda a organização, reduz a excitação que acontece durante o dia e diminui o número de informações, fazendo com que o corpo entre num estágio de interiorização. “O sono é entrega. Se o indivíduo estiver vinculado com tantas informações do mundo, das atividades, das obrigações, terá muita dificuldade de fazer essa entrega ao sono”, alerta.

Segundo a neurologista Márcia Assis, diretora da Associação Brasileira do Sono, alguns sinais são importantes para você observar na sua rotina e ver se você precisa de ajuda médica: dificuldade para adormecer ou manter-se dormindo; presença de ronco e ou pausas respiratórias durante o sono; sentir-se cansado ou sonolento mesmo dormindo o número de horas adequado para a idade. 

Além disso, se você mudou sua alimentação, faz exercícios físicos, mantém uma rotina regular com hora para acordar e dormir, e ainda assim apresenta dificuldades para dormir frequentemente e pensar em dormir gera ansiedade, fique atento e procure um médico. Você pode estar com algum transtorno do sono.

Publicidade