5 benefícios do açafrão para a dieta e saúde

Além de ser uma boa fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a especiaria oferece muito mais benefícios ao seu organismo

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 2 set 2020, 15h04 - Publicado em 2 set 2020, 16h00

Essa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra) tem propriedades anti-inflamatórias. A principal responsável por essa ação é a curcumina, o pigmento que dá a cor amarelo-ouro à cúrcuma. Ela também diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. Bônus: faz bem para a pele, além de diminuir o crescimento de bactérias e fungos, que provocam doenças. Ainda não está convencida? Confira mais 4 benefícios do açafrão para a dieta e saúde e veja como incluí-lo no cardápio:

 

Benefícios do açafrão

1. Reduz a inflamação no organismo

Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. Estudos mostram que essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. O consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

2. Protege o coração

A cúrcuma evita o acúmulo de colesterol “ruim”, o que protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

3. Diminui o risco de câncer

Embora as pesquisas estejam em seus estágios iniciais, a capacidade da cúrcuma prevenir ou tratar o câncer é relevante. Um estudo, realizado com voluntários com predisposição à doença, revelou que a curcumina pode, sim, evitar que a doença se desenvolva.

Continua após a publicidade

4. Evita envelhecimento precoce e diversas doenças mentais

Muitos estudos indicam que essas propriedades encontradas no açafrão são atribuídas principalmente aos carotenoides — crocina e safranal –, com propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres. “O açafrão vem mostrando efeitos positivos em aplicações ainda mais abrangentes, incluindo antidepressivas e anticonvulsivantes, analgésicas, anticâncer e outros efeitos terapêuticos em diferentes partes do corpo, como cardiovascular, imunológico, visual, respiratório, geniturinário, sistema nervoso central e para desordens digestivas”, explica a médica Elisa Urban. 

5. Evita o diabetes

Sim, a poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses. Um grupo realmente consumia o açafrão e o outro não. Ao final da pesquisa, nenhum dos indivíduos que recebeu as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.

Como incluir o açafrão no cardápio

Como usar: em pó, polvilhada na comida pronta ou dissolvida no azeite extravirgem para temperar a salada. Outra opção é bater um pedaço da raiz fresca no suco.

Quanto consumir: 1 colher de chá do extrato ou 1 pedaço pequeno da raiz fresca, 1 vez por dia.

Continua após a publicidade
Publicidade