Cebola é aliada contra o câncer de ovário, aponta estudo

Pesquisa japonesa constatou que esse alimento apresenta compostos capazes de combater esse tipo de tumor

Por Redação Boa Forma - 25 out 2016, 15h17

A cebola faz muito mais do que temperar uma infinidade de pratos e tirar lágrimas dos seus olhos: ela ajuda a evitar a pressão alta, impede a formação de coágulos e fortalece o sistema imunológico. Agora, mais um benefício pode entrar para essa lista: a prevenção de câncer de ovário. É que, segundo um estudo da Universidade Kumamoto, no Japão, um composto natural desse alimento, a onionina A (ONA), tem propriedades que combatem esse tipo de tumor.

Na pesquisa, os cientistas avaliaram, em laboratório, a ação da ONA em modelos pré-clínicos de câncer de ovário epitelial, o tipo mais comum de tumor ovariano. E eles notaram que o crescimento das células cancerígenas diminuiu após a introdução da ONA. Outro efeito da substância da cebola foi potencializar a ação de medicamentos anticâncer, sem interferir em células saudáveis.

Leia também: 5 fatos sobre o câncer de ovário que toda mulher deve saber

Esses resultados ainda não foram testados em animais nem em humanos. Mas os estudiosos japoneses estão esperançosos de que, com mais pesquisas, um suplemento de ONA possa ser desenvolvido para beneficiar pacientes com esse tipo de câncer. E, até lá, continue incluindo a cebola nas suas preparações – você só tem a ganhar.

Continua após a publicidade
Publicidade