O que a data de validade realmente significa?

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que essa data não significa que o produto está estragado

Por Mai Dornelles (colaboradora) - Atualizado em 28 out 2016, 09h17 - Publicado em 11 dez 2015, 11h00

Jogar ou não jogar fora aquela caixa de leite que está há algum tempo na geladeira? Existem várias maneiras que ajudam a decidir se vale a pena consumir esse leite ou não como cheirar, tomar um pouquinho ou apenas olhar a data de validade.

Na verdade, o prazo de validade não tem nada a ver com a deterioração do alimento. Muitas vezes, essa data não significa que a comida está automaticamente estraga e deve ser jogada imediatamente no lixo. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na verdade, esse dado apenas informa ao fornecedor (como lojas e supermercados) por quanto tempo ele está autorizado a dispor o produto para venda. 

Em entrevista para a ABC News, o doutor Michael Hansen afirma que muitas pessoas acham que após o vencimento do prazo, a comida pode causar algum tipo de infecção ou intoxicação. Neste caso, a data é apenas recomendada para os padrões de qualidade ou sabor do alimento. Um item enlatado, como por exemplo, a sopa, pode ser tranquilamente consumida muito tempo depois de passar o prazo, ela só estará menos saborosa e com menos nutrientes. 

Publicidade