Desinchando após os excessos: dicas para aliviar inchaço rapidamente
Descubra o que fazer para aliviar o desconforto de forma rápida e eficaz

Se você exagerou na comida e na bebida durante o fim de semana, marcado por momentos de lazer e descontração, pode perceber um inchaço no corpo. Mas calma: isso é completamente normal e não precisa ser motivo de culpa!
Para aliviar esse problema rapidamente, é possível adotar algumas técnicas simples, que podem trazer resultados em poucos dias e acabar com a retenção de líquido após os excessos. Descubra o que fazer a seguir!
Exagerou na comida e na bebida? Técnicas simples para desinchar
1
Beba bastante água
Quanto mais água você beber, menos água o seu corpo irá reter. O ideal é tomar aproximadamente 40ml de água para cada quilo de peso corporal.
Além disso, é fundamental lembrar que a ingestão hídrica deve ser feita de forma constante ao longo do dia, e não apenas quando você sentir sede.
“Se preferir, você pode adicionar frutas cítricas para saborizar a água ou incluir chás sem açúcar na sua meta diária de ingestão hídrica”, sugere a Andryely Pedroso, nutricionista e consultora técnica Desinchá.
Consuma frutas e verduras diuréticas
Frutas e verduras com alto teor de água carregam propriedades diuréticas naturais, estimulando a produção de urina e a eliminação de líquidos retidos. Alguns exemplos são: melancia, melão, abacaxi, maçã e pepino.
3Evite alimentos ultraprocessados, sal e açúcar
Alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcares refinados pioram a retenção de líquidos e os processos inflamatórios no corpo. Por isso, para combater o inchaço após os excessos, é preciso evitá-los.
Beba chás diuréticos e antioxidantes
Existem chás que trazem propriedades diuréticas, auxiliam no combate à inflamação e garantem uma prevenção contra os danos causados pelos exageros alimentares. Algumas boas opções incluem: chá verde, carqueja, cavalinha e hibisco.
5Pratique atividades físicas
As atividades físicas desempenham um papel muito importante no alívio de inchaços após exageros alimentares. Isso porque o movimento estimula o sistema linfático e a circulação sanguínea, facilitando a eliminação dos líquidos retidos e das toxinas.
Para combater os inchaços, vale apostar em modalidades aeróbicas, entre elas, caminhada, corrida, natação e ciclismo.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.