Tudo sobre umidificadores: funções, vantagens e cuidados importantes
O umidificador de ar pode ser um verdadeiro aliado no alívio de sintomas respiratórios. Conheça os principais benefícios à saúde!
Quando os dias estão mais secos, é comum sentir a garganta arranhando, o nariz entupido e a pele ressecada. E, para lidar com esses desconfortos, tanto respiratórios quanto cutâneos, é claro que cuidados como beber bastante água e usar cremes hidratantes são indispensáveis. Entretanto, muitas pessoas esquecem que, nesses momentos, o umidificador de ar pode ser um grande aliado. A seguir, entenda como funciona esse aparelho, os benefícios que ele pode oferecer à saúde e como mantê-lo em boas condições.
Para que serve o umidificador de ar?
“Os umidificadores de ar têm como função aumentar o nível de umidade do ar no ambiente, com a finalidade de melhorar a respiração. Esse aparelho é indicado especialmente para lugares secos, abafados e que tenham o uso constante de ar-condicionado”, explica o Dr. Mauro Kioshi Tenorio Tojo, médico de Família e Comunidade e especialista da marca Relaxmedic.
Segundo o especialista, o umidificador de ar pode ser utilizado por todas as pessoas, sendo especialmente útil para quem sofre com problemas respiratórios como alergias, bronquite, asma e rinite.
“No frio, quem já tem casos de doenças como essas deve redobrar os cuidados, por isso, é interessante ter em casa equipamentos que melhorem essa condição. Nesses momentos, os umidificadores são adequados, uma vez que regulam a umidade do ar, trazendo mais conforto”, afirma ele.
Benefícios do umidificador de ar à saúde
A Dra. Michelle Andreta, pneumologista da Saúde no Lar, destaca que o uso de umidificadores de ar pode contribuir para o alívio de sintomas respiratórios, entre eles, tosse, congestão nasal e irritação na garganta. “Esse aparelho ajuda a manter as vias aéreas hidratadas, facilitando a respiração“, fala.
Ele também pode auxiliar na diminuição das crises de rinite alérgica e asma. “Outro benefício importante é a prevenção de complicações em doenças respiratórias crônicas, como asma grave e DPOC, pois a umidade adequada é essencial para reduzir crises causadas por ambientes secos”, aponta a médica.
Além disso, o umidificador de ar pode auxiliar na proteção contra infecção respiratórias. Isso porque, quando o ar está muito seco, as mucosas que revestem as vias respiratórias tendem a ressecar, deixando-as mais vulneráveis a infecções.
A Dra. Cláudia Marçal, dermatologista, garante que o aparelho ainda pode trazer vantagens para a barreira cutânea, contribuindo para o equilíbrio da pele.
Ela recomenda o uso do umidificador de ar principalmente para pessoas com eczema, rosácea, dermatite atópica e psoríase. Porém, quem sofre com a oleosidade excessiva também pode ser favorecido.
“Se você tem a pele oleosa, mas já experimentou a secura na pele, você sabe que, quando sua pele é exposta a um ambiente muito seco, ela provoca o aumento da produção de óleo para tentar compensar, gerando o temido efeito rebote. E os umidificadores ajudam a ficar longe desse problema”, destaca.
Como usar o umidificador de ar?
Para usar o umidificador de ar do jeito certo, o primeiro cuidado que você deve ter é posicionar o aparelho em uma área central do ambiente, longe de paredes, cortinas e móveis. “Evite colocá-lo diretamente em superfícies que possam ser danificadas pela umidade”, orienta o especialista da Relaxmedic.
É interessante deixar o aparelho ativado por três a quatro horas antes de se deitar. Dessa forma, o ambiente já estará devidamente umidificado na hora que você for dormir, proporcionando um sono mais confortável e tranquilo.
Uma dúvida que muitos têm é: pode manter o umidificador ligado durante a noite? A Dra. Michelle responde que sim. “Mas é fundamental monitorar a umidade e ventilar o ambiente para evitar a umidade excessiva, que pode favorecer a proliferação de bactérias e fungos”, alerta.
“A umidade do ambiente deve estar entre 40% e 60%, pois níveis mais altos podem ser prejudiciais”, completa ela. Se você quiser deixar o aparelho ligado durante a sua noite de sono, uma dica é ajustá-lo para a intensidade mínima.
Outras precauções incluem limpar o umidificador regularmente e trocar a água do reservatório todos os dias. “Seguindo essas orientações, o uso do umidificador pode ser seguro e eficaz para melhorar a qualidade do ar e beneficiar a saúde”, ressalta a pneumologista.
Riscos de exagerar no uso do umidificador de ar
Apesar de tantos benefícios à saúde, é preciso ter em mente que exagerar no uso do umidificador de ar pode trazer efeitos adversos.
“Não use o umidificador o tempo todo. A exposição contínua a alta umidade pode fazer muito mal à saúde”, alerta o especialista da Relaxmedic.
Ambientes muito úmidos favorecem o crescimento de bactérias e fungos. “Níveis de umidade superiores a 60% contribuem para o crescimento desses microrganismos, o que pode agravar problemas respiratórios”, aponta a pneumologista.
“Paradoxalmente, a umidade excessiva pode também piorar sintomas como congestão nasal e sensação de peso no peito, especialmente em pessoas com doenças pulmonares crônicas”, acrescenta a médica.
Além disso, o excesso de umidade pode afetar a integridade do ambiente, fazendo com que apareça mofo em paredes, tetos e móveis.
“Vale ainda dizer que o uso de umidificadores mal mantidos pode liberar micropartículas presentes na água, como sais e minerais, que irritam as vias respiratórias, principalmente em pessoas com condições como asma e DPOC”, cita a pneumologista.
Dicas para manter o bom funcionamento do aparelho
Faça a limpeza regular do aparelho
Um dos cuidados mais indispensáveis é limpar o aparelho de maneira regular. A recomendação é higienizá-lo pelo menos uma vez por semana, mas essa frequência deve ser ajustada de acordo com o uso.
Utilize água filtrada e troque-a diariamente
“Utilize água filtrada para reduzir a quantidade de minerais que se acumulam no aparelho e são liberados no ar como poeira branca. Água da torneira pode conter minerais que contribuem para esses depósitos”, ensina o Dr. Mauro.
A troca diária da água do reservatório também é necessária para evitar o acúmulo de sujeira e a formação de biofilmes que podem contribuir para a proliferação bacteriana.
Monitore o nível de umidade do ambiente
“Monitore o nível de umidade no ambiente para evitar que fique excessivamente alto, o que pode promover o crescimento de mofo e ácaros”, aponta o médico de Família e Comunidade.
Para evitar o excesso de umidade, é indicado promover a ventilação do ambiente, mesmo com o uso do aparelho. “Abra janelas e portas para que o ar não se torne saturado de umidade”, sugere a pneumologista.
Guarde o aparelho vazio e seco
Quando não estiver utilizando o umidificador, certifique-se de esvaziá-lo completamente e secá-lo bem antes de guardar.
Posicione o umidificador no local correto
Para garantir uma melhor dispersão da névoa, é recomendado colocar o umidificador em um local plano e elevado (1 metro idealmente).
“Não posicione-o perto de aparelhos elétricos, fontes de calor e superfícies sensíveis à umidade, por exemplo, pisos de madeira, paredes e móveis”, complementa o especialista da Relaxmedic.
Boa Forma Indica: Umidificador de Ar Ultrassônico Compact Air, Relax Medic
Umidificador de Ar Ultrassônico Compact Air - Relaxmedic
O Umidificador de Ar Ultrassônico Compact Air, da Relaxmedic, apresenta um design exclusivo, reservatório de água para 2L, função de proteção automática, compartimento para colocar essência ou óleo essencial e controle da intensidade de saída da névoa. É um aparelho bivolt e ultra silencioso.
O que Boa Forma achou do aparelho?
O Umidificador de Ar Ultrassônico Compact Air, da Relaxmedic, é um produto que cumpre com o que promete, sendo uma boa opção para quem quer melhorar a qualidade do ar interno durante dias secos. O aparelho emite um ruído praticamente imperceptível e não incomoda nada, permitindo uma experiência relaxante e silenciosa. Ele tem um design compacto, leve e moderno que não ocupa muito espaço (ideal para pessoas que moram em lugares pequenos) e ainda dá um toque de decoração no escritório, quarto ou em outro cômodo da casa. O desligamento automático quando o reservatório fica sem água é um dos seus pontos fortes, uma vez que isso ajuda a evitar sobrecargas e danos ao funcionamento do umidificador, garantindo durabilidade e segurança. Falando em reservatório, os 2L de água que cabem nele são suficientes para proporcionar horas de umidificação contínua, mas é claro que essa duração depende da intensidade da névoa que você escolher. Em intensidades mais altas, o tempo de funcionamento é reduzido.
O uso do umidificador é prático e intuitivo. Para encher o reservatório, basta desrosquear a tampinha branca, preencher com água filtrada e fechá-la novamente. Em seguida, é só encaixar a base do aparelho e girar o botão até a setinha apontar para o “On”. Quanto mais você girar o botão no sentido horário, mais intensa ficará a névoa. O acionamento é sinalizado por meio de uma luzinha verde, que se torna vermelha quando o reservatório fica vazio. Na parte de trás do aparelho, tem um compartimento para colocar óleo essencial, o que é interessante para quem quer, além de umidificar, aromatizar o ambiente. A tampa com o buraco por onde sai a névoa é removível, o que facilita na hora de limpar o reservatório e possibilita o direcionamento da “fumacinha”. A manutenção do produto é igualmente fácil. No manual de instruções, você encontra todas as recomendações do fabricante sobre como cuidar do umidificador do jeito certo. Se houver indícios de calcificação, a Relaxmedic indica usar vinagre para a higienização.