Continua após publicidade

A ciência do banho: como ele alivia estresse e melhora a saúde

Entrar no chuveiro depois de um dia agitado pode trazer mais benefícios do que você imagina

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h28 - Publicado em 18 out 2024, 18h00
Dermatologista aponta riscos dos banhos em excesso para a pele
Um bom banho ajuda a recarregar as energias | (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Já deve ter acontecido por aí também: você tem um dia corrido, cheia de compromissos, problemas e até confusões. Mas, ao chegar em casa, você toma um banho e parece que as coisas se acalmam? Existe uma explicação científica para isso. Quem conta é o neurologista e neuroimunologista Dr. Thiago Taya em suas redes sociais.

Durante uma publicação no Instagram, o médico afirma que, quando ficamos debaixo do chuveiro, a água cai na nossa cabeça de maneira dinâmica, contornando o corpo e a pele. Esse fluxo quentinho ativa os nervos periféricos, gerando uma série de processos que fazem com que a nossa atenção deixe de ficar tão focada nos problemas do presente. Gostou? Veja a “aula” completa:

View this post on Instagram

A post shared by NeuroTaya (@neurotaya)

Benefícios de um banho quente

Mas é claro que as vantagens da ducha morna não param por aí. Confira o que mais os especialistas sabem a respeito do assunto:

Melhora a pele

Um estudo descobriu que, quando comparado a produtos de limpeza de pele sem óleo, o óleo de banho foi mais eficaz em melhorar a função de barreira da pele para quem tem a pele levemente seca.

Se você tem pele sensível, é melhor diminuir a temperatura (recomenda-se morna) e seguir o método “Imersão e vedação” sugerido pela Associação Nacional de Eczema dos Estados Unidos, secando levemente o corpo com uma toalha e deixando a pele levemente úmida para, em seguida, aplicar o hidratante dentro de três minutos.

Acalma dores musculares e articulações

Os efeitos relaxantes de um banho quente podem ser notados já no primeiro momento, com o alívio dos músculos.

Continua após a publicidade

Isso ocorre porque a água morna libera a tensão dos músculos e ameniza os espasmos, pois estimula a circulação sanguínea, fornecendo mais nutrientes e oxigênio aos músculos. Isso, por sua vez, libera a tensão muscular, alivia a dor e melhora a elasticidade dos tecidos conjuntivos.

Alivia os sintomas do resfriado e melhora a respiração

O banho quente, junto ao uso de óleos essenciais, é uma ótima maneira de abrir as vias nasais, ajudando a respirar mais facilmente.

Além disso, esse momento faz com que os vasos sanguíneos do nariz e do rosto se movam, liberando o bloqueio do muco e aliviando os sintomas da gripe e do resfriado.

Pode aumentar seu sistema imunológico

Estudos indicaram que uma temperatura corporal elevada ajuda certos tipos de células imunológicas a funcionar melhor.

Apesar disso, mais pesquisas são necessárias para verificar se os banhos podem realmente trazer benefícios a longo prazo para o nosso sistema imunológico.

Isso porque estudos preliminares mostraram que a água quente pode ter alguma capacidade de aumentar os linfócitos CD8 e, assim, impactar positivamente na distribuição de células imunes. No entanto, é preciso investigar mais para esclarecer melhor antes de afirmar solidamente que isso afeta o sistema imunológico diretamente.

Continua após a publicidade

Ajuda a adormecer

Tomar banho uma ou duas horas antes de dormir ajuda a diminuir a temperatura corporal, o que alerta a mente de que é hora de descansar.

Melhora a qualidade do seu sono

Além de apenas fazer o corpo e mente relaxarem para dormir, os banhos noturnos também melhoram a qualidade de sono, de acordo com estudos, além de ajudar a conseguir dormir mais cedo.

Queima calorias e reduz o açúcar no sangue

Por fim, segundo pesquisas, o banho quente pode até queimar algumas calorias e ajudar a diminuir o açúcar no sangue. Foi o que apontou um estudo, que descobriu que a água do chuveiro ajuda a reduzir os níveis máximos de açúcar no sangue e faz com que o gasto de energia aumente significativamente.

Para isso, contudo, é preciso se comprometer com mais do que um banho rápido – os participantes do estudo ficaram no chuveiro por uma hora e em água aquecida a 40ºC.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.