3 posturas de yoga para destravar emoções
Você está se sentindo angustiada, triste ou ansiosa? Essas posturas do yoga podem ajudar.
Que o yoga é bom para a postura e para a elasticidade do corpo, isso todo mundo já sabe. Mas sabia que a prática também é ótima para ajudar a destravar emoções e aliviar o seu emocional?
Pós-graduada em neurociência, a educadora emocional e professora de yoga Carol Rache explica que o corpo tem a capacidade de ajudar a desbloquear emoções e acalmar a mente. “Existem posturas que ativam exatamente o ponto que consegue promover o fluxo das emoções”, explica ela. “Quando você treina seus músculos, eles se tornam maiores e mais fortes. Quando você pratica yoga, as células do seu cérebro criam novas conexões e a estrutura física do cérebro é modificada. Yoga fortalece a parte do cérebro ligada à presença, foco, memória e consciência.”
De acordo com a especialista, as ciências orientais consideram que o centro de energia cardíaco, localizado no centro do peito, é que rege emoções e sentimentos. “Por isso, posturas que exigem abertura e estímulo dessa região são sugeridas para liberar emoções presas”, continua ela. “As posturas de abertura de peito também estimulam a famosa glândula Timo, considerada a ‘glândula da felicidade’, o que também favorece a regulação do humor e, consequentemente, a limpeza emocional”.
Ou seja, além de cuidar do corpo, você cuida da mente e das emoções. Mas, para isso, é preciso investir nas posições que colaboram para esse trabalho. A recomendação da professora é que as posturas sejam incluídas na prática do yoga nos dias em que você se sente angustiada, ansiosa ou triste – e é importante também colocar o foco na intenção de liberar as emoções presas.
1.Ustrassana (a postura do camelo)
Essa postura expande o centro do peito e favorece a liberação de energias presas. É comum as pessoas chorarem ou se emocionarem nessa posição por conta da liberação energética que a postura oferece.
2.Urdhva Mukha Shvanasana (o cachorro olhando para cima)
Uma postura menos intensa que a do camelo, quando bem executada também projeta o centro do peito para frente e facilita a troca emocional. Uma ótima opção para desbloquear emoções nos dias de prática leve ou para quando o corpo ainda está frio.
3.Natarajasana (a postura do bailarino)
A última postura sugerida por Carol combina abertura de peito e equilíbrio, por isso, além de possibilitar o fluxo emocional, favorece a estabilidade da mente e a presença.