Yoga secreta da imortalidade: como é uma aula

Saiba como é a prática de Sukshma Vyayama powered by Naam, como ensinado por Dr Levry

Por helenagalante Atualizado em 26 Maio 2021, 11h41 - Publicado em 13 Maio 2021, 22h45

“Essa prática por muito tempo foi secreta, chamada de yoga da imortalidade, praticada por iogues avançados”, conta a professora Giu Bergamo. A sequência, hoje felizmente não tão secreta assim, é Sukshma Vyayama, aqui praticada na variação powered by Naam, como ensinado por Dr Levry. “É uma prática voltada para o sistema respiratório, mas que trabalha o corpo inteiro, das glândulas da cabeça ao dedão do pé”, explica a professora @giu_bergamo.

Giu Bergamo: prática de Sukshma Vyayamapowered by Naam, como ensinado por Dr Levry estimula a capacidade respiratória
Giu Bergamo: prática de Sukshma Vyayamapowered by Naam, como ensinado por Dr Levry estimula a capacidade respiratória Giu Bergamo/Naam/BOA FORMA

A duração é mais extensa, de 1h30 na variação “express” ou até 2h na sequência completa. Nas aulas, oferecidas apenas de maneira online, as inalações são o ponto de partida. “Eu estou chamando de yoga da salvação, porque ela salva a gente no dia a dia. Ajuda a respiração, e quem controla a sua respiração controla a mente.”

Logo no começo, o sistema cardio respiratório é acionado por uma série contínua de inalações, que expandem a capacidade pulmonar e trabalham o coração. Depois desses minutos iniciais, a mente já se esvazia. “Funciona como uma meditação ativa, o sistema nervoso simpático junto com o parassimpático entrando em ação. Os alunos relatam mais relaxamento e uma melhora de performance no dia da prática, além de maior qualidade do sono”, conta Giu. “A cada respiração você fortalece seu sistema imunológico, seu sistema nervoso e rejuvenesce todos seus órgãos.
Sua mente se torna clara e expandida e sua capacidade intuitiva aprimorada”, descreve.

Vyayamapowered by Naam, como ensinado por Dr Levry: prática é feita toda online
Sukshma Vyayamapowered by Naam, como ensinado por Dr Levry: prática é feita toda online Giu Bergamo/Naam/BOA FORMA

A cada prática, 50 exercícios são executados, todos em pé. “A própria postura erguida nos conduz à prontidão e à resiliência, tão necessárias num momento como esse”, diz a professora. Não é de hoje, porém, que Sukshma Vyayama conquista adeptos apaixonados. Em 1966, a então primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, declarou: “Meu pai atribuiu sua boa forma ao hábito de toda a vida de começar o dia com asanas de yoga. Eu mesma comecei cedo. Mais tarde, quando eu e meu pai encontramos Shri Dhirendra Brahmachari, nós aprendemos o seu sistema de Sukshma Vyayama, que eu achei mais conveniente de seguir para manter a forma quando alguém está com pressa e sempre em movimento”, declarou.

Sukshma Vyayama powered by Naam, como ensinado por Dr Levry: Giu Bergamo ensina técnicas poderosas de respiração
Sukshma Vyayama powered by Naam, como ensinado por Dr Levry: Giu Bergamo ensina técnicas poderosas de respiração Giu Bergamo/Naam/BOA FORMA

Para um iniciante na prática, a sequência de estímulos na região dos ombros é intensa. “Trabalhamos os ombros para cima e para baixo da escápula. Fisicamente, essa região forte ajuda a preservar a cervical e abre espaço para os pulmões. Mas há também um aspecto emocional ligado, já que as sensações estão concentradas ao redor do coração. Os movimentos trabalham ainda o sistema linfático, que trabalha na limpeza do corpo.” Com o decorrer das aulas, a sensação é de maior clareza mental e vigor: “Nesse momento de pandemia, tenho ficado forte”, finaliza Giu.

Além de Giuliana Bergamo, os instrutores Claudio Vazzolla, Andréia Oliveira e Janaina Brenner também são certificados para oferecer as aulas de Sukshma Vyayama powered by Naam. Há práticas todos os dias – as informações estão no perfil @naam_saopaulo ou pelo WhatsApp +55 11 98122-6899. 

Sukshma Vyayamapowered by Naam, como ensinado por Dr Levry: sequência conhecida como yoga da imortalidade é ensinada por Giu Bergamo
Sukshma Vyayamapowered by Naam, como ensinado por Dr Levry: sequência conhecida como yoga da imortalidade é ensinada por Giu Bergamo Giu Bergamo/Naam/BOA FORMA

 

Continua após a publicidade
Publicidade