Continua após publicidade

Como praticar a técnica de mindfullness no trabalho, durante o exercício e até na alimentação

Descubra como a meditação pode trazer benefícios para todas as áreas da sua vida!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 27 out 2016, 20h18 - Publicado em 7 set 2016, 08h58

Os benefícios da meditação – autoconsciência e um sentimento de calma – podem ser alcançados através da “mindfulness”. A técnica, que se baseia na atenção plena, melhora a circulação, ajuda a desenvolver sua paciência, a confiança em si mesma e nos outros, além de te deixar mais tranquila. Veja como praticar a técnica durante o dia todo:

1. Com o seu filho
Enquanto você está dando banho ou fazendo alguma outra atividade com o seu filho, observe se está pensando em outras coisas ou tentando apressar o ato. Respire fundo e procure esvaziar a mente para curtir o momento com o pequeno.

A recompensa: uma memória especial para ambos.
 

2. Com um amigo, cônjuge ou colega de trabalho
Se você encontra com alguém e, em poucos minutos, já quer terminar logo a conversa, examine o que está causando essa necessidade de falar rápido demais. Está ansioso para falar sobre algo ou encontrar uma pessoa mais legal? Está pensando em outra coisa? Em vez disso, faça um esforço para ouvir plenamente e reagir honestamente ao que a outra pessoa está dizendo.

Continua após a publicidade

A recompensa: tornar-se uma ouvinte melhor, conhecer a si mesma e exercitar a paciência.
 

3. Com um estranho
A ideia é que você se torne mais ciente dos julgamentos que faz de maneira automatica. Por exemplo, se a pessoa que você encontrou for atraente, o seu cérebro vai começar a atribuir pontos positivos sobre ele ou ela. O oposto também pode acontecer! Então, fique atenta à suas reações para evitar preconceitos ou julgamentos incorretos.

A recompensa: uma mentalidade menos crítica. Se você suspende opiniões antes de conhecer alguém, poderá ver as pessoas como elas realmente são. 

Continua após a publicidade

Veja também: A técnica mindfulness vai te ajudar a controlar a fome 

4. Durante o exercício
É normal a gente se distrair com a música ou com a televisão da academia. Mas, fique de olho nos momentos em que a sua respiração se tornar difícil, quando a temperatura subir ou quando a dor e a fadiga se tornarem intensas.

A recompensa: quanto mais preocupada com os estímulos físicos você for, mais vai conhecer os limites do seu corpo.
 

5. No trabalho
Por um minuto, pare tudo o que você está fazendo e se concentre apenas na sua respiração.

Continua após a publicidade

A recompensa: isso ajuda a sua mente a fazer uma pausa e também volta ao trabalho revigorada.
 

6. Quando comer
Quem nunca comeu de forma inconscientemente, que atire o primeiro bombom. Muitas vezes, a gente acaba colocando a comida na boca sem nem sentir o gosto dos alimentos. A sugestão é comer devagar, saboreando cada pedacinho, pensando em como a comida chegou à mesa e apreciando como ela alimenta seu corpo.

A recompensa: ter uma boa consciência de que você é o que você come, te ajuda a faezr escolhas mais saudáveis.
 

Continua após a publicidade

7. Durante o seu tempo de lazer
Jardinagem, andar de bicicleta pelo parque, caminhadas – todas essas atividades a colocam em harmonia com o ambiente natural. Isso ajuda a relaxar a sua mente, melhora a sua qualidade de vida e, de quebra, aumenta a sua expectativa de vida. 

A recompensa: alcançar a plena consciência – que é estar totalmente presente e focada em uma atividade. O hábito acontece com mais facilidade quando estamos em um ambiente natural.

 

8. Quando você experimenta uma emoção negativa ou dor física
Quando sentimos dor física ou emocional, o instinto é nos livrar dela o mais rápido possível – seja tomando uma aspirina ou suprimindo a raiva. A próxima vez que você se sentir doente ou chateado, não ignore ou tome um remédio. Aceite a situação e tente lidar com isso. 

A recompensa: é mais fácil trabalhar com algo que você está realmente sentindo. Isso melhora a sua relação com medos e ansiedades. 

 

9. Enquanto assiste televisão
Verifique a sua resposta física e emocional enquanto você vê algum programa: será que a reportagem está deixando você ansiosa? Ou tende a ver TV apenas quando está cansada ou deprimida?

A recompensa: quanto mais consciente você estiver de suas reações, melhor será a sua escolha de programas, especialmente aqueles que vão fazer você se sentir bem.

 

Publicidade