Continua após publicidade

Corrida: aproveite as férias para recuperar as pernas

Estratégias (simples!) para você aproveitar esse tempinho de descanso para depois voltar com tudo!

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 3 jan 2017, 15h00 - Publicado em 28 dez 2016, 18h27

Você ganhou várias medalhas durante o ano e mal pode esperar para conquistar novos desafios em 2017. Muito bem! Mas agora é hora de tirar o pé do acelerador e recuperar o corpo (e a mente). Saiba como aproveitar esse tempinho de descanso para depois voltar com tudo.

Desacelere o passo
Se seu calendário de provas chegou ao fim, diminua o volume de quilômetros percorridos e a intensidade dos treinos em até 30%. “Não tem por que se desgastar com tiros. Esse é o momento para fazer um trote leve e até experimentar outros terrenos, como os que absorvem mais o impacto, que é o caso da areia batida e da grama”, recomenda Leonardo Marnitt, diretor técnico da Assessoria Esportiva Just Run, de Florianópolis. Vale até convidar uma amiga mais sedentária para correr junto com você – sim, o ritmo é tão tranquilo que dá para fofocar bastante!

Leia mais: “Ganhei 13 quilos de músculo e estou mais preparada do que nunca”

Sombra e água fresca
Entre o Natal e o Ano-Novo, esqueça as planilhas do seu técnico. “Praticar outros esportes é um ótimo caminho para manter o condicionamento físico e, ao mesmo tempo, estimular o corpo de uma maneira diferente”, indica Eduardo Barbosa, treinador de corrida da 4any1, em São Paulo. Que tal uma bike pela orla da praia ou um vôlei à beira-mar?

Continua após a publicidade

O retorno
Sim, seu fôlego estará um pouco pior e suas pernas vão se mostrar bem mais fracas. Mas não pense nisso como um problema. “Em algumas semanas de treinamento você recupera a performance. A dica é começar focando bastante nos exercícios de musculação”, diz Eduardo. Após 15 dias, retome as planilhas de tiros com intervalos em repouso.

Próximo objetivo
Espere até abril para as grandes provas (a partir de 21K). Antes disso, vale participar de percursos menores – mas sem muita pressão, ok?

Publicidade