Cross Swim: novo treino funcional com natação queima 350 calorias

A combinação de exercícios funcionais e tiros de crawl na piscina fortalece o corpo todo e ajuda a queimar gordura

Por Daniela Bernardi - Atualizado em 17 fev 2020, 15h03 - Publicado em 19 out 2017, 17h02

Se você adora piscina, mas acha que uma aula todinha só de natação seria too much para seu fôlego (e mente – sabemos que algumas pessoas consideram a modalidade maçante), experimente o Cross Swim, treino que combina exercícios funcionais com tiros de crawl. “Todas as sequências são intervaladas, o que permite aumentar a intensidade e gastar até 350 calorias em 45 minutos”, explica o educador físico Cacá Ferreira, gerente técnico da academia Cia Athlética.

Mesmo quem não nada muito bem, pode se arriscar na água. A analista de importação Fernanda Carvalho, 31 anos, por exemplo, adora hidroginástica, crossfit, circo e ioga mas não leva jeito entre as raias. “Como as distâncias são curtas – no máximo, 25 metros – e tenho tempo para descanso, consigo adaptar a técnica e ainda fazer um esforço razoável”, conta. Vale até nadar de cachorrinho ou usar um cinto flutuador para auxílio.

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Entre os exercícios funcionais estão burpee, salto no step, TRX e bola medicinal, por exemplo. O número baixo de repetições (entre oito e 15) é ideal para iniciantes ou para quem está voltando a malhar. A designer de BOA FORMA, Letícia Folini, estava parada há cinco meses e garante: “Fiquei dois dias sentindo as coxas e ainda matei a saudade da natação, que costumava praticar quando adolescente.”

Mulher escalando corda na piscina na aula de cross swim
Velox/Divulgação

Cada bloco tem quatro minutos, com um minuto e meio de descanso entre eles. “Na parte funcional, são três exercícios, cada um para uma área do corpo (pernas, braços e barriga)”, diz Cacá. Dependendo do objetivo do treino – que pode variar entre potência, força e resistência – as sequências mudam. No Rio de Janeiro, a novidade chega pela academia Velox Fitness com algumas diferenças, como o uso da corda de escalar dentro da piscina e com um desafio novo a cada sessão.

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Mesmo quem não leva muito jeito com natação pode se jogar no Cross Swim, novo treino da @ciaathleticamorumbi, que combina tiros na água com exercícios funcionais. Você até pode nadar cachorrinho se não tiver tanta intimidade com o crawl. A editora de fitness, @danibernardi_, foi testar a novidade: “Como as distâncias são curtas e os exercícios têm poucas repetições, a aula é ideal para iniciantes.” Dá para gastar até 350 calorias em 40 minutos. Quer saber mais? Entre no nosso site para conferir a reportagem completa! Ah! As cariocas encontram a modalidade na @veloxfitness #TreinarSuarECurtir #AtitudeBoaForma #BFnews

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