CrossFit: 4 estratégias (infalíveis!) para evitar lesões

Dá, sim, para praticar a modalidade com segurança e evitar futuras dores de cabeça. Aqui, a gente revela como

O CrossFit, modalidade que trabalha o corpo todo, está ganhando cada vez mais adeptos. O motivo é simples: além de ser desafiador, em pouco tempo já é possível ver os resultados. No entanto, não há como negar que os exercícios de calestenia e levantamento de peso podem causar sérios ferimentos se você não tomar certos cuidados. Para facilitar a vida, o fisioterapeuta americano Adam Discepolo, separou algumas dicas para você se exercitar sem dores:

1. Escolha a academia certa para você
Como fazer a escolha certa? Adam explica que, apesar de existir uma grande variedade de lugares pertos de você, optar por um instrutor experiente é o mais importante. “Com a complexidade dos exercícios, é essencial ter alguém que mostre as técnicas corretas e também as variações com base em suas necessidades ou capacidade física”. Para avaliar a academia, a sugestão do profissional é assistir uma aula e observar como é a interação entre professores e alunos.

2. Conheça seus limites
Lição valiosa – para o CrossFit ou qualquer outro exercício: escute o seu corpo e identifique suas limitações. “Com o alto volume de repetições do treino, é importante ouvir o seu corpo e ser capaz de diferenciar entre músculo dolorido e dor real, que podem ser o inicio de uma lesão”, explica Adam.

Veja também: 3 exercícios do Crossfit para trincar o abdômen

3. Foco na flexibilidade
Isso não significa tocar os dedos dos pés. Existe um motivo muito importante para trabalhar a sua mobilidade e flexibilidade, especialmente se você é um marinheiro de primeira viagem. “Para evitar lesões, você deve preparar o seu corpo para receber diferentes estímulos. Não adianta tentar realizar 200 burpees se você não está com sua flexibilidade afiada”, conta. A melhor solução, segundo ele, é aquecer sempre.

4. Tire o famoso dia de descanso
Sim, o seu corpo também precisa de uma folga – independente se você pratica CrossFit ou qualquer outro tipo de exercício. Isso permite que os músculos, ligamentos e articulações se recuperem dos programas de alta intensidade. Regra de ouro: para cada três meses de atividade intensa como CrossFit (cinco a seis dias por semana), tire uma semana de descanso para se recuperar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s