Ioga para ganhar força e flexibilidade

Se você deixa de lado o treino de flexibilidade na sua rotina de malhação, não sabe o que está perdendo: um corpo alongado é o segredo para acertar a postura e afinar a silhueta.

Foto: Thinkstock

A prática indiana é farta em posturas que trabalham a flexibilidade e a força nos músculos de uma maneira sutil. Como exigem equilíbrio e controle do corpo, você ainda exercita concentração, acalma a respiração e ganha consciência corporal.
 
“Tenho alunos fortes que não conseguem realizar costuras simples de alongamento da ioga porque fazem um treino para ganhar músculos grandes, mas não dominam o corpo para realizar esses movimentos”, conta a professora Wal Nunes, do Studio Yoga Integral, em São Paulo, que escolheu as posturas desta aula, boas para alongar o corpo inteiro. 
 
À primeira vista, estas posições parecem bem difíceis, mas, com calma e concentração, você chega lá. “Alunas com dores ou problemas na coluna têm que tomar cuidado e treinar com a orientação de um professor”, avisa Wal. “O mais importante é respeitar o limite do corpo e ir evoluindo aos poucos.”
 
 

1. Halasana 

Alonga costas e pernas
Ioga para ganhar força e flexibilidade

Deitada, pernas para o alto e braços ao lado do corpo, foque um ponto acima da cabeça. Leve as pernas separadas para trás, usando a força do abdômen e tirando as costas do solo, até uma das coxas ficar paralela ao chão. Se estiver difícil, use as mãos sob a lombar para dar impulso no início. Mantenha a postura por 30 segundos. Com o tempo, aumente a permanência.

 

2. Nataraja

Alonga virilha, parte de trás das coxas e costas
Ioga para ganhar força e flexibilidade
A. Sentada, flexione os joelhos e segure os tornozelos. Em seguida, estenda e afaste as pernas formando um V. 
 
B. Dê um impulso com o corpo para trás, “carimbando” o solo com as costas arrendondadas, até as pernas ficarem paralelas ao chão, e volte, equilibrando-se na posição inicial. Repita mais duas vezes.
 


3. Postura do pombo

Alonga costas, virilha, coxas e peito

Ioga para ganhar força e flexibilidade

 

Sentada, perna esquerda flexionada à frente e direita estendida para trás. Braços estendidos ao lado do corpo, com a ponta dos dedos no chão. Respire, alongando as costas e abrindo os ombros. Mantenha a postura por 30 segundos e repita, tentando aumentar o tempo de permanência.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s