O que está por trás da dor nos seus pés após o treino

A chateação pode ser consequência de overtraining ou movimentos executados de forma errada

Por Caroline Randmer (colaboradora) - Atualizado em 17 fev 2020, 15h01 - Publicado em 6 nov 2017, 11h39

Aquele incômodo chato nos seus pés após realizar exercícios aeróbicos é mais comum do que você pensa. O motivo? São vários, mas o mais comum é a inflamação da fáscia plantar, tecido localizado na sola dos pés. “Isso acontece com bastante frequência quando exageramos no treino”, explica José Eduardo Pompeu, coordenador fitness da Bodytech João Cachoeira, em São Paulo. “A região também pode ficar dolorida e inchada devido a torções ou distensões de ligamentos ou músculos”, complementa.

Leia mais: Corrida: 5 estratégias infalíveis para prevenir dor no pé

Para driblar a chateação, escolha um tênis apropriado para a atividade e coloque um pouco de gelo na região após finalizar o treino. “Também é importante aprender a respeitar os limites do corpo”, lembra Pompeu. De nada adianta aumentar o número de quilômetros percorridos ou a velocidade se você não está preparada, né?

Caso o problema aconteça após modalidades que envolvam repetições ou variações de saltos, fique de olho na maneira como você está realizando o movimento. Pode ser que o impacto na hora de voltar ao chão seja o motivo para as dores pós-treino.

Entenda: Personal responde: “Dor na canela após correr pode ser canelite?”

Experimente cair com os dedos primeiro e, em seguida, os calcanhares. Flexionar os joelhos também ajuda. Assim, seu corpo absorve melhor o tranco e seus pés agradecem.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Continua após a publicidade
Publicidade