Preguiça de malhar no frio? Entenda por que o treino no inverno rende mais

Você pode até pensar o contrário, mas colocar o corpinho em movimento nos dias mais gelados tem lá seus benefícios. Descubra aqui quais são eles

Quem nunca desistiu de um treino quando viu que o dia estava frio? Provavelmente todas nós! Apesar de ser teoricamente mais difícil colocar o corpo em movimento durante o inverno – por diversos fatores como preguiça, zero vontade de malhar, falta de ânimo – existem ótimos motivos para você se jogar na academia. Consultamos alguns personais trainers e listamos os principais:

1. Você queima mais calorias
Com frio, o organismo precisa produzir mais calor para manter a temperatura do corpo. Isso faz com que o metabolismo fique mais acelerado para nos aquecer, o que é ótimo para a queima de gordura. “Justamente por isso, as pessoas que vivem em países onde o inverno é mais rigoroso engordam menos. Essa ideia de que o corpo precisa de mais comida nesta época do ano é uma questão psicológica, sem explicação metabólica alguma”, explica Cau Saad, personal trainer de São Paulo e estrela do nosso reality “Cau na Real”.

2. A fadiga pós-treino é menor
Essa é uma vantagem importante. Como, por uma questão ambiental, conseguimos regular melhor a temperatura interna do corpo, o músculo realiza esforços mais intensos antes de ficar realmente cansado. “Isso é bom porque ajuda, inclusive, a queimar mais gordura ao longo do tempo”, diz Brunno Elias, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, de Campo Grande.

3. + disposição ao longo do treino
Você já deve ter percebido que no inverno a gente sua menos, certo? Esse é um dos motivos para o treino render mais. “Quando realizamos atividade física com regularidade durante essa estação do ano, temos mais pique e disposição porque o corpo suporta mais calor do exercício, uma vez que o ambiente externo fica mais confortável (academia ou parque), por estar mais gelado e fresquinho”, afirma Matheus Amaral, personal trainer de São Paulo.

4. Espanta qualquer deprê
Sim, durante o inverno as pessoas costumam ficar deprimidas – seja pelo tempo mais gelado ou pelo fato de passar mais tempo em casa. Consequentemente há uma queda na produção de serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Por isso, a gente se sente sem motivação. “Para suprir essa sensação de tristeza, a maioria das pessoas acaba descontando na comida. Isso justifica os quilinhos extras”, conta Cau. A boa notícia é que o efeito dominó pode ser evitado com uma atitude simples: atividade física, que estimula a liberação de endorfina, substância ligada à sensação de prazer.

5. Quem malha no inverno… Exibe tanquinho no verão
Por mais que seja difícil, começar o projeto verão no inverno é mais fácil porque o organismo está mais acelerado. “Eu brinco que quem treina no inverno, tira a camisa no verão. Se você começa a treinar só no verão, não vai estar com o corpo que deseja a tempo. Por isso, os meses mais frios são ideais, apesar da preguiça que bate. Além disso, a temperatura mais amena também é uma ajuda extra na hora de malhar”, afirma Rafael Lund personal trainer e colunista de fitness de BOA FORMA. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s