Quer se manter firme na rotina de treinos? Seja mais competitiva

Segundo estudo científico, a competição pode levar a sua meta fitness ainda mais longe

Por Redação Boa Forma 29 nov 2016, 17h04

Quer melhorar seus resultados na academia? A solução pode estar mais perto de você do que imaginava. De acordo com um novo estudo publicado na revista Preventative Medicine Reports, competir com outras pessoas pode ser a palavra-chave para manter sua motivação lá no alto.

A pesquisa que aponta a competição como benéfica para obter mais benefícios fitness foi feita com 790 estudantes da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que se exercitaram dentro de um programa específico por 11 semanas.

Os pesquisadores dividiram os alunos em três grupos e pediram para que eles registrassem seu progresso em um site criado para a experiência a ideia era mostrar como as redes sociais e o ambiente digital atuam na motivação das pessoas.

Veja também: Câncer de mama: como as redes sociais ajudam na recuperação das pacientes

Os participantes do grupo de controle (1) poderiam usar o site, mas não conseguiam ver o que os outros participantes estavam registrando. Já o grupo de competição individual (2) foi capaz de ver o progresso de cinco outros participantes anônimos no programa e tinham a chance de ganhar recompensas com base na atividade coletiva do grupo – o que era considerado uma motivação extra para apoiar uns aos outros. O grupo competitivo (3) também tinha acesso às informações de outros participantes e à tabela que mostrava a diferença entre as equipes.

Segundo o responsável pelo estudo, os resultados foram esmagadoramente claros: os participantes motivados pela competição foram a 90% mais treinos do que os outros grupos envolvidos. Mesmo que você não seja competitiva, pode ser uma boa ideia começar uma competição de metas (sempre moderada, para que seja saudável) com aquela sua parceira de treino, e chegar ainda mais longe do que o esperado!

Continua após a publicidade

Publicidade