Tania Khalill: corpo bacana, cabeça no lugar

A atriz dá dicas para você encontrar uma hora para si mesma, mesmo com a rotina corrida.

Foto: Mauricio Nahas

Tania sempre praticou exercícios físicos. Bailarina desde criança, ela adora mexer o corpo. E quando fica sedentária, não são só os músculos reclamam mas a cabeça também. “Se fico sem fazer nada, eu não funciono. Meu humor fica péssimo e minha energia cai”, diz. Como a rotina de trabalho anda muito intensa, ela tem que encontrar tempo para se exercitar. Mas com muita força de vontade, consegue colocar a atividade física na rotina.
 
“Você precisa ter muito foco e determinação, mas eu sei que fazer exercícios vai me ajudar a me sentir bem e a ter a energia de que eu preciso, então, vou encontrando brechas na agenda e encaixo meu treino”, diz. O aeróbico tem sido mais leve. A atriz não está em um momento em que precise moldar muito o corpo para uma personagem, por isso faz apenas esteira e transport por 45 minutos três vezes na semana. “Esses dois exercícios eu consigo fazer sozinha, então é fácil de manter. Pode ser que um dia eu pratique de manhã e no outro tenha que fazer à noite, mas não fico sem”, explica. 
 
A grande paixão da atriz no momento é a ioga. Ela costumava praticar durante as gestações, mas tinha dado um tempo. Há três meses, retomou os exercícios e conta com duas professoras, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. “Só assim para dar conta!”, diz. A ioga que ela pratica é, segundo Christiane Ceron Tannuri, sua professora de São Paulo, da tradição de Krishnamacharya, um estilo tradicional que mistura a descoberta do corpo físico com o autoconhecimento e a espiritualidade. “Sou iniciante ainda, mas já estou sentido os benefícios, tanto do alongamento muscular quanto da serenidade. Eu me sinto melhor e mais conectada comigo mesma. As respirações são transformadoras e me ajudam a controlar a ansiedade”, diz Tania.
 
Ela costuma praticar duas vezes por semana – seja na capital paulista seja na fluminense. “As aulas duram cerca de uma hora e Tania tem grande flexibilidade, por ter sido bailarina”, diz Christiane. A atriz também tenta, quando possível, fazer um pouco de ioga sozinha. “Sempre acho um momento: pode ser nos meus 15 minutos de intervalo no Projac ou mesmo no carro. Vou lá e faço um exercício ou uma respiração”, conta. E as professoras aprovam. “A Tania é muito conectada espiritualmente e eu aconselho que ela faça uma saudação ao sol ou algum outro exercício todo dia, mesmo fora das aulas”, diz Margarete Azulay, professora de ioga de Tania no Rio de Janeiro. 
 

Sem tempo? 

Tania dá dicas para você encontrar uma hora para si mesma, apesar da agenda lotada: 
 
· “Aproveite os minutos livres para fazer algo com que você se sinta bem. No meu caso é ioga, mas pode ser qualquer outro exercício.” 
 
· “Tenha foco. É preciso disciplina para nos convencer de que fazer 45 minutos de esteira será melhor do que dormir por mais meia hora.” 
 
· “Seja disciplinada com seus compromissos pessoais. Por mais difícil que seja conseguir um horário para uma massagem, não desista. E quando marcar, tente não desmarcar.” 
 
· “Divida as responsabilidades. Se você tem filhos, por exemplo, precisa de ajuda para dar conta de tudo e as pessoas mais próximas de você estão aí para isso.” 
 
· “Coloque você mesma na sua agenda: ponha na sua agenda uma atividade que dê prazer.”
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