Continua após publicidade

Vai viajar? Reserve quinze minutos por dia e mantenha o ritmo dos treinos!

Você não precisa perder muitas horas dos seus dias de descanso. Existem exercícios rápidos para fazer em qualquer lugar

Por Amanda Panteri
Atualizado em 6 Maio 2024, 10h33 - Publicado em 18 jun 2019, 21h32

Os feriados, férias e finais de semana são dias muito esperados por quem trabalha – e geralmente a gente nem quer saber de academia durante eles, não é mesmo? Contudo, manter o ritmo mesmo quando estamos com vontade de descansar é importante para voltar com tudo para a rotina depois.

E mesmo quem vai viajar e ficar longe dos aparelhos consegue adaptar movimentos do cotidiano para manter-se ativa. A educadora física Karina Kovos, da Kainágua Academia, em São Paulo, ensina três exercícios práticos e de rápida execução. Veja só:

1. Avião

(Divulgação Kainágua Academia/Divulgação)

Eleve os braços até a altura dos ombros e marque um ponto fixo. Erga uma perna para trás, enquanto vai com o tronco para frente. Estenda a perna suspensa e perna que serve de apoio. Preste atenção para não rotacionar o quadril – ele tem que ficar apontado para baixo.

Continua após a publicidade

Vantagens: “este exercício é bem completo, pois trabalha o corpo todo (membros inferiores, superiores e tronco) e tem como benefício o fortalecimento da planta do pé, das articulações do tornozelo, da região lombar, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora”, explica Karina Kovos.

2. Agachamento com apoio

(Divulgação Kainágua Academia/Divulgação)

Para este movimento, você vai precisar da ajuda de um sofá, cama ou cadeira. Comece alinhando os pés na linha do quadril. Mantenha a postura ereta em toda a execução do exercício. Sente e levante no apoio, sempre realizando o movimento até o final.

Vantagens: “O exercício tem como objetivo o fortalecimento dos membros inferiores e do tronco, além da melhora da consciência corporal e postura.”

Continua após a publicidade

3. Prancha isométrica

(Divulgação Kainágua Academia/Divulgação)

Inicie apoiando os antebraços no chão, com a palma das mãos para baixo e com os braços paralelos à linha dos ombros. As pernas devem estar na largura dos quadris e a cabeça na altura da coluna (nem olhando para frente, e nem para baixo). Mantenha a posição o máximo que conseguir. Repita três vezes.

Vantagens: “O exercício fortalece o abdômen, ajuda a amenizar dores nas costas, melhora a postura e aumenta a flexibilidade”, diz a educadora.

Publicidade