Melhore a performance física com consciência corporal

Proteja seu corpo de lesões e melhore a execução dos exercícios físicos! Veja como treinar sua consciência corporal.

Você está correndo no parque e, sem perceber, pisa em um buraco. O resultado pode ser duas situações: uma torção feia, que a deixará de molho por algumas semanas, ou o reequilíbrio imediato, que impedirá o seu pé de virar. Se você só imagina a primeira cena, é porque os seus proprioceptores não estão em forma. “Eles são responsáveis pela resposta neuromuscular do corpo em situações de instabilidade”, diz o personal trainer Edmilson Kawanaka, da academia Competition, em São Paulo. 

O que é

Articulações, ligamentos e músculos têm estruturas neurais que reconhecem a localização espacial do corpo e estimulam respostas para restabelecer o equilíbrio e melhorar a postura. É como se os proprioceptores fossem um alarme que soa ao encontrar um imprevisto. Quanto mais rápida a resposta, menor será a chance de lesão.

Como funciona

Na prática Se durante a aula de crossfit você aterrissar de forma errada na plataforma, os proprioceptores enviarão uma mensagem ao sistema nervoso central, que ativará todos os músculos necessários para evitar a queda – até mesmo os de áreas que você não está acostumada a usar. “Eles também contribuem para a execução correta do exercício, como não permitir que os joelhos virem para dentro durante o agachamento”, diz Paulo Roberto Correia, fisiologista do exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para treinar

Não se desespere relembrando a sua falta de coordenação na aula de zumba. É possível aperfeiçoar a consciência corporal e estar pronta para qualquer eventualidade. Para isso, é preciso criar uma situação instável. Fique em pé no bozu ou no disco com apenas uma das pernas. “O ideal é ficar nessa posição entre 20 e 30 segundos, mas as iniciantes podem aumentar o tempo aos poucos”, orienta Kawanaka. O exercício exigirá mobilidade do tornozelo e estabilidade do joelho. Faça três vezes para cada lado antes do treino de musculação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s