Continua após publicidade

Como fazer abdominal russo e benefícios do exercício

Coloque o abdômen para trabalhar!

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 10 out 2022, 10h00
abdominal russo
 (Anna Shvets/Pexels)
Continua após publicidade

Quer um exercício para o seu core potente? Então, você precisa adicionar o abdominal russo à rotina de treinos. “Trata-se de uma variação do abdominal tradicional, mas com a rotação do tronco”, explica o profissional de educação física Cássio Fidlay, conhecido por ser o personal de famosas como Shantal e Carla Diaz.

Esse movimento, de acordo com ele, trabalha a região como um todo, mas a ênfase acontece nos oblíquos no músculo serrátil (a “parte” lateral da barriga, sabe?). 

BENEFÍCIOS 

Os benefícios do exercício são inúmeros. Ao deixar a musculatura mais fortalecida, alguns movimentos (tanto do dia a dia quanto dos treinos) ficam mais fáceis de fazer. Ainda, você tem uma maior estabilização da coluna e, consequentemente, melhora possíveis dores e incômodos nas costas. 

A única contraindicação se dá para pessoas com problemas na coluna (como protusão discal ou hérnia de disco). “Nesse caso, deve-se ter muito cuidado durante a execução, ou até mesmo evitar o movimento caso você seja iniciante ou não saiba realizar corretamente. Isso porque a rotação errada, para essas pessoas, pode causar lesões nas vértebras. 

COMO FAZER ABDOMINAL RUSSO

Assim como todo e qualquer exercício, o principal é manter a contração abdominal rígida, mantendo a respiração correta, fazendo uma flexão de coluna seguindo com uma rotação da mesma.”

Continua após a publicidade

Cássio Fidlay recomenda começar de um lado, e depois repetir para o outro. Depois que você estiver familiarizada com o exercício, aí sim pode alternar a rotação para os dois lados. Veja o passo a passo: 

  • Sente-se no chão e estique as pernas, tirando-as do chão;
  • Incline-se ligeiramente para trás para que seu tronco e suas pernas formem um V, contraindo o abdômen;
  • Gire o tronco de um lado para o outro; 
  • Lembre-se de se mover devagar e respirar.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.