Abdominal tesoura: dicas para potencializar o exercício
Apesar de ser um movimento avançado, iniciantes também podem executar o abdominal tesoura de forma gradativa até chegar ao desafio máximo!
Nós já trouxemos aqui para vocês os principais benefícios do abdominal tesoura e como executar o movimento perfeito. Existem, contudo, algumas formas de deixá-lo ainda mais potente.
Apesar de este exercício ser um movimento abdominal avançado, Sami Clarke, instrutora certificada de Pilates e fundadora do FORM, afirmou à Women’s Health que existem maneiras de obter suas vantagens mesmo sendo um iniciante, à medida que sua força central aumenta. Veja, a seguir, suas dicas para potencializar o abdominal tesoura!
Como potencializar o abdominal tesoura
1Levante mais as pernas
Modificar o movimento, alterando o posicionamento da perna para um pouco mais alto que 45 graus, é uma forma de deixá-lo mais potente. Isso porque quanto mais próxima sua perna estiver do chão, mais difícil será.
2Adicione uma toalha
Se você perceber que a parte inferior das costas está saindo do chão, coloque uma toalha dobrada embaixo da lombar para adicionar suporte e servir como um lembrete para pressionar as costas no chão.
3Use apoio de braço
Você também pode segurar nas pernas enquanto as alterna, para ter um suporte extra. Isso lhe dará um pouco mais de controle e permitirá que você envolva os abdominais inferiores enquanto alivia um pouco a tensão dos flexores do quadril.
4Eleve a parte superior do corpo
Se você deseja subir de nível, levante a cabeça, o pescoço e os ombros do chão enquanto alterna as pernas para dar um foco extra no abdômen superior. Há, ainda, a opção de segurar um peso para um desafio adicional ainda mais difícil. Mais uma vez, certifique-se de não arquear as costas para fora do tapete.
O que você precisa saber para fazer com segurança
Os abdominais tesoura são incríveis, mas é importante estar atento a seu posicionamento para reduzir o risco de lesões.
“Comece com a forma original à medida que avança e, se sentir alguma dor, modifique”, diz Clarke. “Ouça o seu corpo e entenda a diferença entre uma sensação de queima saudável e um desconforto.”
Por fim, a maior dica de segurança é lembrar sempre de manter as costas no chão para eliminar o estresse adicional na parte inferior das costas e na coluna.