Academias híbridas: a tendência que vai dominar em 2022

Quer fazer suas aulas de academia no local ou em casa? Este ano, você poderá escolher

Por Larissa Serpa Atualizado em 13 dez 2021, 13h55 - Publicado em 4 jan 2022, 10h38

A indústria de fitness passou por muitas mudanças no ano passado e no anterior. Uma delas foi a adaptação das academias para o período de isolamento.

Para não perder clientes, muitas delas passaram a oferecer aulas online. Agora, com a reabertura e o avanço da vacinação contra a Covid-19, muitas pessoas já se sentem seguras para frequentar esses espaços novamente mas a verdade é que a praticidade das aulas online conquistaram muitas pessoas, que não querem abrir mão desse tipo de aula.

Em 2022, as academias não vão abandonar esse público. Seguindo os arranjos de trabalho flexíveis, que cresceram em popularidade, a previsão é que, este ano, as academias se adaptem para continuar oferecendo aulas online, além das presenciais.

Pelo menos é o que diz as grandes empresas de previsões de tendências de fitness para esse ano, como o o Australian Institute of Fitness (AIF) e o American College of Sports Medicine (ACSM).

A tendência já era prevista pelo ACSM há alguns anos mas, com a pandemia ajudou a impulsionar o crescimento do mercado fitness digital em 30% a cada ano, com previsão de atingir o valor de 30 bilhões de dólares em 2026, segundo previsão da Global Market Insights

A busca pelo termo “home workout” (treino em casa, em tradução livre) aumentou 515% em março de 2020

Continua após a publicidade

Até mesmo as plataformas de fitness Gympass e ClassPass já disponibilizam, além da oportunidade de fazer aulas presenciais nas academias parceiras, a oportunidade de fazer diversas aulas online em casa, com profissionais qualificados. Além disso, algumas academias já lançaram seus próprios aplicativos com aulas online.

HOME GYM

Ok, mas e se sua aula favorita de academia exigir um equipamento, como as aulas de bike? Pois as academias já têm se adaptado para isso também.

Atualmente, já existem serviços que oferecem o aluguel do instrumento para você acompanhar o professor da sua casa e ter praticamente a mesma experiência que teria na academia.

No Torq Cycle (@torqcycle), exclusivo das academias Bio Ritmo (@bioritmo), há essa possibilidade. “A ideia surgiu a partir da necessidade que a pandemia criou. De um lado, os alunos queriam fazer a aula, mas não tinham o equipamento. Do outro, vimos os estabelecimentos fechados e sem poder funcionar”, conta Carol Santos, profissional de educação física e professora do Torq.

O serviço está disponível para alunos da rede de academias e também para quem quer assinar uma mensalidade exclusiva com o serviço.

bike indoor

Continua após a publicidade

Publicidade