Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Afundo com barra ou halteres: qual é a melhor opção para os seus treinos?

Personal trainer afirma que o exercício é um dos mais completos para fortalecer os membros inferiores

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 29 set 2025, 13h20 - Publicado em 26 set 2025, 16h00
afundo com barra ou halteres qual é o melhor
Afundo com barra ou com halteres? Qual é o melhor? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O afundo proporciona força funcional aos membros inferiores e favorece o equilíbrio e a estabilidade, fortalecendo principalmente quadríceps, glúteo máximo e o adutor magno (o músculo da parte interna da coxa).

Além disso, o movimento também ativa isquiotibiais, glúteo médio, panturrilhas e estabilizadores centrais. Mas é claro que o recrutamento muscular pode variar de acordo com a variação escolhida.

“O afundo é um exercício conhecido e muito popular. É um movimento multiarticular, que trabalha quadríceps, isquiotibiais (posterior de coxa) e glúteo máximo (maior porção do bumbum), e pode ser considerado um exercício completo para o trabalho de membros inferiores”, reforça a educadora física Cau Saad.

Uma das dúvidas mais comuns em relação ao afundo é: será que é melhor fazê-lo com barra ou com halteres? Boa Forma esclarece a seguir!

Afundo com barra ou com halteres? Qual é o melhor?

No geral, não é possível afirmar que uma opção seja melhor do que a outra. Cada uma delas oferece vantagens específicas, que devem ser avaliadas de acordo com fatores como objetivos do praticante, nível de experiência e possíveis limitações.

Continua após a publicidade

A barra possibilita que a pessoa puxe cargas mais elevadas, o que pode potencializar a hipertrofia e o ganho de força. É importante ter em mente que ela pode não ser a opção ideal para iniciantes, especialmente porque demanda muito equilíbrio, estabilidade e uma ótima técnica de execução.

O afundo com halteres tende a ser mais tranquilo de realizar do que a versão com barras, e costuma ser a alternativa mais segura para a maioria das pessoas. Ao executá-lo, você reduz as chances de desequilíbrios, lesões e problemas nas articulações dos joelhos.

Lembre-se: seja com halteres ou com a barra, o afundo deve ser executado com uma técnica correta e sem exagerar nos pesos utilizados. Respeite os limites do seu próprio corpo e busque orientação profissional!

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.