Barra Paralela: veja os benefícios do exercício que trabalha coordenação, equilíbrio e músculos
Incluir a barra em seu treino vai fortalecer diversas regiões do seu corpo!

A barra paralela é um aparelho que possui diversos exercícios que recrutam e fortalecem os músculos peitorais, deltóides e tríceps braquial. A forma correta de executá-la pede não apenas força, mas também um amplitude controlada, para que não haja lesões, principalmente nos ombros, além de muito equilíbrio.
Um artigo publicado pela DoveMed revela que o uso de barras paralelas melhoram o equilíbrio, a flexibilidade, além de aumentar o gasto calórico e saúde cardiovascular.
“O exercício deve ser feito em amplitude controlada para que a flexão do ombro não seja exagerada e também mantendo o bom alinhamento dos punhos, para não flexionar a articulação e aplicar força ao mesmo tempo”, conta Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo.
O profissional detalha que o exercício na barra paralela consiste em flexionar os cotovelos e estender os ombros, aproximando e afastando o tronco das barras.
Como fazer barra paralela
Guilherme explica que um dos exercícios nas barras paralelas são os abdominais, feitos apoiando os braços nas barras de modo que eles sustentem o peso corporal em suspensão.
“Pode ser feito com os cotovelos estendidos ou flexionados. A partir desta posição, é feita a flexão dos quadris, aproximando os joelhos do tronco com uma leve flexão da coluna lombar. Também pode ser feito com os joelhos em extensão para deixar o exercício um pouco mais desafiador”, finaliza o profissional.
Veja abaixo como fazer o abdominal na paralela:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.