4 Benefícios do Crossfit

O método criado nos anos 2000 é conhecido por sua intensidade, dinamismo e diversos benefícios

Por Amanda Ventorin Atualizado em 3 set 2021, 18h34 - Publicado em 30 ago 2021, 13h06

O Crossfit foi criado nos anos 2000 pelo ginasta Greg Glassman. Por não se adaptar aos treinamentos tradicionais oferecidos por academias de ginástica, ele passou a integrar exercícios funcionais, com o uso de diversos acessórios como halters, kettlebells e barras em sua rotina de treino.

Com o passar do tempo, o ginasta foi abordado por pessoas que tinham interesse em seu modo de treino e desenvolveu, então, o método do crossfit que logo se espalhou ganhando diversos adeptos.

Apesar de ser um exercício dinâmico e diverso que oferece diversos benéficos para o corpo, o crossfit possui uma carga intensa de exercícios, que segundo o médico do esporte Páblius Staduto Braga pode não ser a melhor opção para aqueles que estão sedentários ou possuem e baixa adaptação a estas rotinas de grande intensidade, pois limita a melhor execução e pode levar ao cansaço intenso.

Além disso, algumas pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares (como hipertensão arterial severaoronariopatias) podem ser prejudicadas pela intensidade de treinamento, assim como as que possuem doenças articulares degenerativas (como osteoartrose de coluna, joelhos e quadril), ou diabetes não controlado.

Se esse não é seu caso, procure um profissional de educação física para que ele faça uma avaliação antes de começar um treino da modalidade e aproveite seus benefícios, como os que contamos abaixo!

Benefícios do Crossfit

1- Trabalha o corpo todo

Segundo o profissional, como o treino usa diversas dimensões de tipos de treinamento físico como potência, força e resistência, pode se esperar um ganho de condicionamento físico bem distribuído pelo tronco, membros inferiores e superiores.

Continua após a publicidade

2- Emagrece

Também por suas diversas dimensões de tipos de treinos, o crossfit ajuda no gerenciamento do peso corporal fazendo perder gordura e ganhar massa magra, melhorando a performance física, levando em conta, também, seu alto dinamismo e grande intensidade de esforço.

3- Previne diabetes

Por conta de seu gasto maior de energia e pelo relaxamento pós esforço, o crossfit melhora o uso de carboidratos pelo músculo diminuindo o gasto excessivo de insulina (diabetes).

4- Ajuda na hipertensão arterial

Páblius explica que a prática do crossfit também melhora a circulação corporal, diminuindo o esforço cardíaco em repouso (hipertensão arterial). “Mas tudo isto com cargas não exaustivas de treinamento e com repouso adequado entre sessões de treino”, conclui.

Continua após a publicidade

Publicidade