Benefícios de correr à noite (e dicas de segurança)

Só tem tempo para a corrida depois do expediente? Confira motivos para você gostar da ideia

Por Giovana Santos Atualizado em 16 Maio 2022, 18h14 - Publicado em 13 jun 2022, 10h13

Alguns praticantes preferem as corridas noturnas — outros, só têm tempo para treinar depois do expediente. Seja qual for o motivo, se você faz parte desse grupo, saiba que existem benefícios de se correr à noite! Veja:

BENEFÍCIOS DE CORRER À NOITE

1

ESTIMULA ESCOLHAS SAUDÁVEIS DURANTE O DIA

Correr à noite pode ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável ao longo do dia. Isso porque sabendo que você precisará estar se sentindo leve para o treino, você tenderá a optar por alimentos fáceis de digerir, assim como evitar frituras e coisas muito pesadas.

Além disso, você pode ficar menos tentada a tomar um drink ou uma cerveja antes do jantar, priorizando, assim, bebidas saudáveis ​​e hidratantes, como água de coco, chás de ervas ou suco fresco.

2

VOCÊ NÃO ESTARÁ COM O TANQUE VAZIO

Algumas pessoas não conseguem comer logo ao acordar, pois acham difícil correr com o estômago cheio. Contudo, isso pode prejudicar o desempenho.

Ao treinar à noite, você tem bastante tempo para comer antes, por isso, consegue se programar para correr satisfeita, mas não “pesada”.

3

MAIS TEMPO

Quem aposta na corrida de manhã geralmente tem horários mais apertados, já que precisa trabalhar em seguida. Depois do expediente, a história é outra: você garante treinos mais flexíveis e consegue estender um deles se sentir que está no “pique”.

4

SONO MAIS SAUDÁVEL

Quem se exercita à noite pode ter um sono mais profundo e de qualidade. O hábito também é ótimo para pessoas que costumam ficar muito cansadas depois de um treino, uma vez que ele permite descansar.

Um estudo de 2019, por exemplo, descobriu que a atividade física à noite melhora a qualidade das suas noites.

Contudo, partir para a ação muito tarde (aproximadamente uma hora antes de ir para a cama) tem o efeito contrário, e pode atrapalhar alguns padrões do sono.

Uma dica? Tome um banho quentinho e relaxante assim que chegar em casa, coma algo leve (acompanhado de um chá de camomila ou maracujá) e medite. Essa é a combinação perfeita para uma noite restauradora.

5

ALIVIA O ESTRESSE DO DIA

Termine seu dia com a mente tranquila! Correr lhe dá a chance de liberar qualquer tensão, frustração ou estresse do dia.

Você também pode usar esse tempo para criar um plano para o dia seguinte. Dessa forma, quando sua cabeça encostar no travesseiro, sua mente pode se sentir mais clara e em paz, tornando-a menos propenso a vagar em meio às preocupações.

Correr reduz a pressão arterial, alivia a tensão muscular e promove uma sensação de calma. A liberação de endorfinas melhora o humor e alivia a depressão.

6
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SEU CORPO JÁ ESTARÁ AQUECIDO

Se seus músculos e articulações tendem a ser mais rígidos, inflexíveis e tensos quando você acorda, as corridas noturnas podem ser mais ideais.

Isso porque seu corpo pode não estar pronto para exercícios intensos logo ao acordar, especialmente se você tiver alguma condição médica que cause rigidez nas articulações.

Muitas vezes, no final do dia, seu corpo está aquecido. Você pode descobrir que tem melhor controle muscular e coordenação à noite também. Além disso, você terá mais tempo para se aquecer antes de correr.

CUIDADOS

Existem também algumas desvantagens de correr à noite, principalmente em termos de segurança. É importante, então, tomar alguns cuidados:

1

TORNE-SE VISÍVEL

Quando o sol se põe, é mais difícil ver buracos e desvios no caminho. Esteja hiperconsciente do terreno escolhido.

Invista em uma lanterna de cabeça, escolha peças que refletem ou prenda faixas de visibilidade nos braços e nas pernas. Motoristas precisam te ver.

2

OUÇA BEM

Correr ouvindo música é uma verdadeira paixão para alguns. Contudo, é melhor deixar o hábito de lado à noite.

Você precisa estar atenta ao seu entorno, e os fones de ouvido diminuem a sua capacidade de escutar animais, veículos e outras pessoas se aproximando.

3

ESCOLHA UM PERCURSO MOVIMENTADO

Corra em áreas bem iluminadas e com muita atividade. Confie em sua intuição: se ela lhe disser para não descer certas ruas, mesmo que isso signifique alterar o curso que você tem em mente, obedeça.

Por fim, mude sua rota de corrida com frequência para que ela não seja previsível.

4

AVISE AMIGOS E FAMILIARES

Se possível, encontre um parceiro ou um grupo de corrida à noite, mesmo que seja um amigo canino. Deixe pelo menos uma pessoa saber onde e quando você treinará todos os dias.

Leve seu celular para poder ligar para alguém se ficar preso em uma chuva ou se deparar com alguma situação preocupante.

5

PRESTE ATENÇÃO NO TRÂNSITO

Corra contra o trânsito para ver os veículos vindo em sua direção. Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que tenha o direito de passagem. Siga todas as regras de trânsito!

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