Como cuidar dos calos que aparecem nas mãos devido aos treinos?

Entenda por que eles surgem e quais cuidados ter para evitá-los

Por Juliany Rodrigues
3 jul 2025, 16h00
Como cuidar dos calos que aparecem nas mãos devido aos treinos
Como cuidar dos calos que aparecem nas mãos devido aos treinos? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Se você pratica musculação regularmente, já deve ter percebido que os treinos podem colaborar para o surgimento de calos nas mãos. Isso acontece principalmente devido ao atrito constante com barras, halteres e outros equipamentos utilizados durante a prática.

“As calosidades palmares ou plantares, os famosos calos, são uma resposta da pele a uma ação repetitiva sobre uma determinada área, fazendo com que a região fique mais grossa e algumas vezes dolorida”, explica José Roberto Fraga Filho, dermatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico da clínica Dermagynus.

“Na musculação, como as mãos recebem a agressão dos aparelhos de forma constante, a pele engrossa como forma de proteção para não ferir e machucar”, complementa Natasha Crepaldi, dermatologista de Cuiabá.

Afinal, o que é possível fazer para evitar e cuidar dos calos que aparecem devido aos treinos? Descubra as recomendações a seguir!

Como cuidar dos calos que aparecem nas mãos devido aos treinos?

Para evitar o surgimento de calos devido aos treinos, um dos cuidados mais indicados é utilizar luvas apropriadas para a prática, com tecidos antiderrapantes e que não atrapalhem a execução dos movimentos.

Continua após a publicidade

E lembre-se: esses acessórios devem ser higienizados frequentemente para prevenir a proliferação de bactérias e outros microrganismos prejudiciais.

Usar giz, cal ou magnésio nas mãos também é uma alternativa que ameniza a criação dos calos, facilitando a pegada correta e evitando que a barra escorregue e que exista a necessidade de posicioná-la mais próxima aos dedos.”, aconselha Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética e CEO da Ellementti Dermocosméticos.

Após a prática de musculação, vale aplicar um creme com ação hidratante intensa e instantânea. Produtos formulados com ativos calmantes, como aloe vera, e regeneradores, como pantenol e manteiga de karité, são boas opções.

Continua após a publicidade

Além disso, para lidar com os calos causados pela musculação, podem ser recomendadas soluções tópicas com finalidade “queratolítica”, ou seja, capazes de “derreter” o calo.

“Assim, essa camada grossa de queratina que formou o calo é removida”, fala Natasha.

Passar lixas suaves após o banho é outra medida que pode contribuir para o tratamento de calos. Mas é preciso ter em mente que isso não deve ser feito em excesso, e nem com força demais.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.