Continua após publicidade

Jiu-Jitsu, Muay Thai e Boxe: Como cada luta modifica seu corpo?

Lutas podem ser caracterizadas por utilizar mais a força explosiva ou a isométrica moldando o corpo de maneiras distintas

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 14 fev 2022, 10h38 - Publicado em 26 ago 2021, 15h56
mulher praticando luta
 (Julia Larson/Pexels)
Continua após publicidade

Ao decidir começar a praticar uma luta, muitos podem até pensar que a única coisa que muda são os nomes, mas não é bem assim. Cada tipo de luta modifica e trabalha seu corpo de diferentes maneiras, além de possuírem, muitas vezes, princípios e objetivos diversos.

Todo exercício possuiu uma especifidade e as lutas podem ser caracterizadas por utilizar mais a força explosiva ou a isométrica. “Diferentes lutas, também caracterizam diferentes ângulos e movimentos, de empurrar ou de puxar, é isso acaba dando formatos corporais diferentes”, explica Lincoln Cavalcante, personal trainer e criador do método TOP10rounds. Saiba como o Boxe, Jiu-Jitsu, Muay Thai e o Kick Boxing trabalham seu corpo. 

Boxe

Tendo sua origem no Egito, aproximadamente 3000 a.C., o Boxe surgiu como peça integrante das festas realizados pelo faraó, onde homens despidos lutavam entre si. O esporte se manteve por milênios, até que chegou nas Olimpíadas durante o século VII a.C. “O seu objetivo é desferir golpes para pontuar ou nocautear o oponente, seguindo um conjunto de regras predeterminadas e suas lutas acontecem em um ringue de boxe, um tablado amortecido cercado de cordas que delimitam a área do combate”, explica Fabrício Buzatto, médico do Esporte e Fisiatra.

Entre os benefícios do Boxe estão a melhora da coordenação motora, redução do estresse, perda de peso e ganho de massa muscular além de melhora na saúde cardiovascular e melhora da postura. Nota-se ganho de maior volume muscular em tronco e membros superiores com a prática e uma de suas consequências são as pancada na cabeça, que podem ser prejudiciais a longo do tempo.

Continua após a publicidade

Jiu-Jitsu

A luta surgiu no Japão há mais de 3.600 anos e especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. “O Jiu-Jitsutsu tem o objetivo derrubar e dominar o oponente através de golpes caracterizados por torções, pressões e alavancas”, explica Fabrício. 

Com a prática, se desenvolve a força, resistência, flexibilidade e a coordenação. Além disso, o Jiu-jitsu trabalho o foco, reflexos e concentração ensinando técnicas de defesa pessoal desenvolvendo uma autoconfiança. A capacidade cardiovascular e respiratória, segundo o médico do esporte, também melhoram. Nota-se que a prática ajuda a perder peso e ganhar definição muscular e ter uma ótima condição física.

Muay Thai

A prática surgiu quando alguns chineses foram forçados a deixarem o local que moravam por conta da guerra. Peregrinaram até a Tailândia por um caminho perigoso onde enfrentaram diversos ataques, principalmente de animais.  Como os chineses já possuíam o conhecimento do Kung Fu, aperfeiçoaram a técnica utilizando mais recurso de luta. Por fim, quando chegaram a Tailândia, deram o nome de Muay Thai.

Continua após a publicidade

Seu principal benefício é o fenômeno chamado EPOC. “O Muay Thai tem uma característica metabólica mista, ou seja, consome muitas calorias durante o treino e pós treino, através do fenômeno chamado EPOC, que traduzindo significa: Consumo excessivo de oxigênio pós exercício, resultando na aceleração do metabolismo mesmo em repouso”, explica explica Lincoln Cavalcante, personal trainer e criador do método TOP10rounds. Além disso, a luta possui uma característica socioeducativa, onde as pessoas aprendem valores e respeito ao próximo. 

Com a pratica frequente, pode-se notar um aumento de força, perda gordura, ganho massa muscular, agilidade e definição corporal, onde o professor pode focar em braços, pernas e abdômen.

Kick Boxing

“O Kick Boxing surgiu nos Estados Unidos na década de 70. O karatê teve um papel fundamental na sua origem, porém o kickboxing evoluiu com diferentes modalidades, se parecendo muito hoje em dia, com o Muay thai, principalmente a modalidade K1 Rules”, explica Lincoln Cavalcante, personal trainer e criador do método TOP10rounds. “Por sinal o ator americano Chuck Norris teve uma influência muito grande na década de 70, logo no surgimento do kickboxing”.

Continua após a publicidade

Assim como o Muai Thay, o Kick Boxing também possui uma característica metabólica mista, consumindo muitas calorias durante o treino e após o mesmo, através do EPOC. Outra similaridade com a luta tailandesa são as modificações que a prática traz ao corpo, é possível notar aumento de força, perda gordura, ganho massa muscular, agilidade e definição corporal na sua prática.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.